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Escrita colaborativa: romance escondido com link de fora

Guião de Escrita de um Romance Policial

Neste guião seguem-se as regras do romance escondido com link de fora e utilizam-se todas as cartas do jogo O Jaro que se encontram no Guia do Aluno.
A narrativa inicia-se com o fragmento "A casa das escadas tinha 93 degraus. Quase pertencia à categoria de casas onde só se entra em visitas guiadas..."

As 20 cartas serão distribuídas por todos os participantes. A situação ideal será que cada aluno fique responsável por uma carta, mas naturalmente que essa divisão vai depender do número de participantes no grupo.
O professor e o grupo turma organizarão formas de desenvolver o enredo e calendarizarão a intervenção de cada elemento responsável pelo avanço da história.
De acordo com o calendário lectivo, a regra de construção da história poderá orientar-se do seguinte modo: em dias ímpares a história avança com ênfase em núcleos de narração, em dias pares, são desenvolvidas as catálises.

Plano de Trabalho

Categorias da Narrativa

1. As Personagens
a governanta [carta3]
o jardineiro [carta2]
o investigador da judiciária [carta1]; [carta15]
a vítima [carta 12]
a mulher da vítima [carta4]
a criança [carta5]


Os Figurantes
.população de Galafura [carta14]
.tripulação do navio [carta 13]
.dono da plataforma petrolífera da Arábia Saudita [carta 11]

A caracterização física das personagens é feita directamente e a caracterização psicológica é feita à medida que a acção decorre (caracterização indirecta).


2. Papel que desempenham:
A Vítima: o dono da casa, encontrado morto pela governanta
Os Suspeitos: todos os habitantes da casa(a governanta, o jardineiro, a dona da casa que desaparece com a filha, outros...)
O Investigador: o investigador da Polícia Judiciária
O Criminoso: o jardineiro


3. A Acção:
3.1. A origem e a preparação do crime:
3.1.1.Crime: morte violenta do dono da casa, no lagar; desaparecimento da mulher e filha.
3.1.2. Estratégia de apresentação do crime (o leitor não acompanha o criminoso na execução do crime): o crime é apresentado como facto consumado. Ao entrar no lagar, a governanta depara-se com o corpo, já cadáver, estendido nas lajes.
3.1.3. As várias personagens suspeitas: todas as personagens que tenham tido acesso ao local do crime.
3.2. As pistas existentes:
3.2.1. factos: o miado aflitivo do gato preto, em cima da mesa da entrada[carta18]; o desaparecimento de casa da mulher e da criança [carta6]; o choro de uma criança (e outros ruídos suspeitos) ouvido por alguns habitantes na noite anterior; o helicóptero que a população, reunida pelo toque a rebate, viu levantar voo [carta14];
3.2.2. objectos: o chapéu e a foice deixados em cima da mesa do hall de entrada[carta18]; a caixa de prata, rectangular, escondida na gaveta dos talheres[carta16]; o conteúdo misterioso da caixa: postais sem palavras, vindos não se sabe de onde: 6 postais[carta 17] e 1[carta19]; a bicicleta e a mala abandonada no pátio das traseiras[carta7], com documentos e dinheiro; a árvore de directórios do sistema de correio electrónico do computador da biblioteca [carta20];
3.3. Os alibis e a motivação possível das personagens suspeitas: a serem apresentados e explicados à medida que os participantes vão construindo a história.
3.4. A investigação: a Polícia toma conta da investigação naquele mesmo dia, mas o mistério só se resolve duas semanas depois, quando o investigador, instalado na casa das escadas, decifra a árvore de directórios do computador da biblioteca.


Cronologia (investigação/acção):
1º momento da acção -Terça-feira, 8 de Outubro de 2002
O dono da casa é encontrado morto.
A mulher e a filha desaparecem.
Tudo indicia crime.
2º momento da acção -Quarta-feira, 9 de Outubro de 2002
O investigador faz uma busca minuciosa à casa e interroga a governanta e o jardineiro.
3º momento de acção -Quinta -feira, 10 de Outubro de 2002
O investigador lê os documentos encontrados na caixa de prata (postais-ameaça) e na mala de viagem abandonada no pátio das traseiras que lhe revelam o passado do dono da casa e a forma como ele chegou a Portugal com a sua linda mulher. Faz também uma pesquisa no computador da biblioteca.
4º momento de acção -Sexta-feira, 11 de Outubro de 2002
O investigador interroga outras pessoas de Galafura, para reconstituir os acontecimentos da noite do crime. Instala-se na própria casa das escadas e monta um sistema de vigilância na biblioteca.
5º momento de acção -Sexta-feira, 25 de Outubro de 2002
O investigador, instalado na casa das escadas, descobre o criminoso depois de ter conseguido decifrar a árvore de directórios do computador da biblioteca.

4. O Espaço
4.1. Casa das Escadas [carta10], situada nos socalcos do Douro [carta8], junto da vila de S. Leonardo de Galafura.
4.1.1. Lagar [carta3], onde foi assassinado o dono da casa
4.1.2. Pátio das Traseiras [carta7]
4.1.3. Hall de Entrada [carta18]
4.1.4. Sala Vazia [carta6], onde o investigador interroga as testemunhas
4.2. Poço Pretolífero, na Arábia Saudita [carta11], de um sheik árabe riquíssimo, pai da mulher por quem se apaixonou e onde a vítima trabalhou como engenheiro.
4.3. Navio que trouxe o casal para Portugal, numa viagem atribulada de perigos vários [carta13]
4.4. Campo de onde a população de Galafura vê o helicóptero levantar voo [carta14]
4.5. Serra da Estrela [carta15], lugar de repouso e de merecidas férias para um investigador que mergulha 15 dias num caso de homicídio e rapto, resolvendo-o com sucesso
4.6. Torre no Deserto [carta9], provável lugar de reclusão e castigo...

 

O guião foi elaborado com base no trabalho de Salomé CARVALHO, " Da escrita criativa ao ensino do português ", in Palavras, Nº 22, Outono 2002, APP, Lisboa.

Esta colega esteve inscrita nos cursos do Navegar 2002 e esperamos continuar a contar com a sua empenhada colaboração.

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