Materiais Didáticos em linha




> Todos os Trabalhos


Trabalho 1
Reencontrar o parágrafo

Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Propomos ao aluno que reconstitua os parágrafos e respectivos períodos de um pequeno texto para que exercite a sua capacidade de relacionar as diferentes informações dadas, até lhes atribuir um sentido e uma unidade em torno de uma ideia central.

Trabalho 2
Trabalho de pesquisa

Autor: Mário Miguel Guedes
Correio Electrónico: m.guedes@netvisao.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 das Naus - Lagos

Breve descrição:
Propomos aos alunos do 9º ano um trabalho de pesquisa sobre poetas contemporâneos. Com este trabalho os alunos podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita e o gosto pela poesia.

Trabalho 3
Demos grandes passeios com José Régio

Autoras: Ana Sofia José e Ana Margarida Sousa
Orientadora: Isabel Lourenço
Correio Electrónico: acasousa@net.sapo.pt
Escola: Escola Secundária da Cidadela, Cascais
Breve descrição:
Desenvolvemos com os nossos alunos do 9º ano de escolaridade, aquando do estudo da novela Davam grandes passeios aos domingos de José Régio, um trabalho que se prolongou ao longo de 25 aulas (cf. Planificação da unidade didáctica em anexo).

Trabalho 4
Da escrita como produto à escrita como processo: alguns materiais didácticos

Autor(a): Rosa Maria M. Fernandes Meira Pires
Correio Electrónico: rosa_pires@google.pt
Escola: Escola C+S de Caminha

Breve descrição:
Título: «Da escrita como produto à escrita como processo»
Através de 3 conjuntos de fichas: Planificação, Revisão e Apoio ao Professor, propõe-se um percurso pela prática da escrita.

Trabalho 5
De parágrafo em parágrafo

Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
O texto que apresentamos tem os parágrafos trocados. O trabalho vai ser reconstruí-lo ordenando os parágrafos segundo a sua ordem lógica.

Trabalho 6
Pontuação e Leitura

Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Propõe-se ao aluno que descubra o sentido de pequenos textos, colocando-lhes a pontuação adequada. São exercícios de leitura, porque o uso da pontuação traduz uma forma de organização de pensamento. Ao mesmo tempo procura-se sensibilizar os alunos para normas de uso dos sinais de pontuação, a usar sistematicamente em exercícios de escrita .

Trabalho 7
Seixas, o golfinho

Autora: Filomena Viegas
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Escola: Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
Sequenciar situações do quotidiano. Identificar erros na escrita de palavras. Legendar imagens.

Trabalho 8
Saber ouvir: a informação e a justificação.

Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Esta actividade promove o desenvolvimento da capacidade de escuta. Os alunos devem, em seguida, completar texto e fornecer respostas adequadas.

Trabalho 9
Comunicação oral: entoação/intenção

Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Os alunos participam numa actividade para desenvolver as capacidades de "escuta" e de expressão oral.

Trabalho 10
A legenda

Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Os alunos participam numa actividade que envolve a exploração das características de uma legenda, o conhecimento de procedimentos de escrita e correcção e a capacidade de relacionar texto-imagem.

Trabalho 11
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Jogo de Palavras: Nomes

Autora: Filomena Viegas
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Escola: Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
As actividades propostas exercitam a memória ortográfica e gráfica. Os alunos podem enriquecer o vocabulário, treinando a escrita de nomes de plantas.

Trabalho 12
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Escrita colaborativa: romance escondido com link de fora

Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
NES- DES

Breve descrição:
A actividade proposta foi extraída do curso Navegar no Português, de formação em rede, a distância, realizado em 2002 no âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.

Trabalho 13
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Uma borracha mal humorada

Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
A actividade treina a capacidade de escrever palavras ouvidas para nomear partes do corpo humano e a capacidade de lembrar-se do que falta num conjunto de elementos.

Trabalho 14
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Um dia na vida de...

Autores: Filomena Viegas
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
Sequenciar e descrever oralmente situações do quotidiano. Imaginar o quotidiano de diferentes seres vivos ou pesquisar sobre o seu meio ambiente.

Trabalho 15
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
A Casa da Lafunfa

Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
A actividade proposta foi adaptada do curso Navegar no Português, de formação em rede, a distância, realizado em 2001 no âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.

Trabalho 16
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Canções de variação

Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda

Breve descrição:
A actividade proposta foi adaptada do curso Navegar no Português, de formação em rede, a distância, realizado em 2000 no âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.