Materiais Didáticos em linha |
Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
Propomos ao aluno que reconstitua os parágrafos e respectivos períodos de um
pequeno texto para que exercite a sua capacidade de relacionar as diferentes
informações dadas, até lhes atribuir um sentido e uma unidade em torno de uma
ideia central.
Autor: Mário Miguel Guedes
Correio Electrónico: m.guedes@netvisao.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 das Naus - Lagos
Breve descrição:
Propomos aos alunos do 9º ano um trabalho de pesquisa sobre poetas
contemporâneos. Com este trabalho os alunos podem desenvolver as
suas competências de leitura e escrita e o gosto pela poesia.
Autoras: Ana Sofia José e Ana Margarida Sousa
Orientadora: Isabel Lourenço
Correio Electrónico: acasousa@net.sapo.pt
Escola: Escola Secundária da Cidadela, Cascais
Breve descrição:
Desenvolvemos com os nossos alunos do 9º ano de escolaridade, aquando do
estudo da novela Davam grandes passeios aos domingos de José Régio, um
trabalho que se prolongou ao longo de 25 aulas (cf. Planificação da unidade
didáctica em anexo).
Autor(a): Rosa Maria M. Fernandes Meira Pires
Correio Electrónico: rosa_pires@google.pt
Escola: Escola C+S de Caminha
Breve descrição:
Título: «Da escrita como produto à escrita como processo»
Através de 3 conjuntos de fichas: Planificação, Revisão
e Apoio ao Professor, propõe-se um percurso pela prática da
escrita.
Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
O texto que apresentamos tem os parágrafos trocados. O trabalho vai ser reconstruí-lo ordenando os parágrafos segundo a sua ordem lógica.
Autor(a): Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
Propõe-se ao aluno que descubra o sentido de pequenos textos,
colocando-lhes a pontuação adequada. São exercícios de leitura, porque o uso
da pontuação traduz uma forma de organização de pensamento. Ao mesmo tempo
procura-se sensibilizar os alunos para normas de uso dos sinais de
pontuação, a usar sistematicamente em exercícios de escrita .
Autora: Filomena Viegas
Correio Electrónico:
fifeca@mail.telepac.pt
Escola: Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
Sequenciar situações do quotidiano. Identificar erros na escrita de palavras. Legendar imagens.
Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
Esta actividade promove o desenvolvimento da capacidade de escuta. Os alunos devem, em seguida, completar texto e fornecer respostas adequadas.
Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
Os alunos participam numa actividade para desenvolver as capacidades de "escuta" e de expressão oral.
Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião
Breve descrição:
Os alunos participam numa actividade que envolve a exploração
das características de uma legenda, o conhecimento de procedimentos de escrita
e correcção e a capacidade de relacionar texto-imagem.
Autora: Filomena Viegas
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Escola: Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
As actividades propostas exercitam a memória ortográfica
e gráfica. Os alunos podem enriquecer o vocabulário, treinando a escrita
de nomes de plantas.
Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena
Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
NES- DES
Breve descrição:
A actividade proposta foi extraída do curso Navegar
no Português, de formação em rede, a distância,
realizado em 2002 no âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.
Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena
Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
A actividade treina a capacidade de escrever palavras ouvidas para nomear
partes do corpo humano e a capacidade de lembrar-se do que falta num conjunto
de elementos.
Autores: Filomena Viegas
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
Sequenciar e descrever oralmente situações do quotidiano. Imaginar o quotidiano de diferentes seres vivos ou pesquisar sobre o seu meio ambiente.
Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena
Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
A actividade proposta foi adaptada do curso Navegar no Português,
de formação em rede, a distância, realizado em 2001 no
âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.
Autores: Assunção Caldeira Cabral, Filomena
Viegas, João Paulo Videira
Correio Electrónico: fifeca@mail.telepac.pt
Básica 2,3 Francisco de Arruda
Breve descrição:
A actividade proposta foi adaptada do curso Navegar no Português,
de formação em rede, a distância, realizado em 2000 no
âmbito do projecto FALAR do DES e da APP.