Vogais e semivogais

Os sons e as letras que os representam

Programas - 1CEB - 2CEB - 3CEB Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB)
TLEBS

3.º ano
Identificar diferente sons da língua (vogais e consoantes).


Estabelecer relações entre sons e letras (fonemas e grafemas correspondentes).

1.º ciclo
Distinguir sílabas tónicas e átonas e identificar os elementos que as constituem (vogais, consoantes, ditongos).

Vogal

Som produzido sem uma obstrução do tracto vocal. Em português, foneticamente, é possível identificar catorze vogais, que se distinguem em função do seu ponto de articulação (estabelecendo-se distinções através dos movimentos da língua e dos lábios, bem como da passagem ou não de ar pela cavidade nasal).

As vogais de “pó”, “dor” e “no”  são arrendondadas (projecção dos lábios).
As vogais de “pá”, “da” e “de” são recuadas (recuo da língua).
As vogais de “li”, “do” e “de” são altas (elevação da língua).
As vogais de “lê”, “da” e “dor” são médias (língua em repouso).
As vogais de “pá”, “pó” e “pé” são baixas (descida da língua).
As vogais correspondentes aos sublinhados em “sã”, “dente”, “fim”, “som” e “um” são nasais; as restantes vogais do Português são orais.

Semivogal

Som produzido com características articulatórias e acústicas semelhantes às das vogais e que ocorre junto de uma vogal formando com ela um ditongo. Uma semivogal nunca pode receber acento. A semivogal também pode designar-se glide.

Semivogais:
som final [j] da palavra "pai";
som final [w] da palavra "mau".

2.º ciclo
Distinguir vogais e ditongos orais e nasais.

3.º ciclo
Descobrir e identificar processos fonéticos de supressão, acrescentamento e alteração de segmentos que actuam diacrónica e sincronicamente.

Quadro adaptado de

Freitas, M.J. e A. L. Santos (2001). Contar (histórias de ) sílabas. Cadernos de Língua Portuguesa 2. Lisboa: Edições Colibri, APP, p.7

e de

Cintra, L. & Cunha, C. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo.Lisboa: Sá da Costa, p.36.

Alguns exercícios para adaptar à sala de aula