No passado dia 29 de maio, a APP realizou, através de videoconferência, um debate sobre avaliação externa.
Foram debatidos diversos tópicos no que diz respeito a exames nacionais, provas nacionais e provas de aferição, com a preocupação de aprofundar questões associadas ao atual modelo de avaliação externa das aprendizagens dos alunos.
O debate foi organizado tendo em conta os seguintes aspetos:
a) Garantir aprendizagens mínimas vs. restrição do currículo às competências escritas;
b) Avaliação de conhecimentos declarativos vs. avaliação de competências;
c) Cumprir o programa vs. preparar para os exames;
d) Avaliação de 2-3 anos de aulas vs. avaliação de exercício de 90 minutos;
e) Colaboração e cooperação vs. competição e concorrência individual;
f) Universalidade vs. amostragem;
g) Homogeneidade vs. diversidade;
h) Avaliação de alunos vs. professores vs. escolas vs. sistema;
i) Hierarquia de disciplinas vs. igualdade de disciplinas;
j) Necessidades do ensino básico e secundário vs. necessidades do ensino superior