[EXCLUSIVO SÓCIOS] Boletim dos Sócios |5| janeiro 2022

Associação de Professores de Português – Boletim dos Sócios |5| janeiro 2022 Estimadas/os sócias/os: No âmbito da parceria com a APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical), a APP vai integrar o júri do concurso “Canção à espera de palavras: 2.º concurso de escrita para canções”, que decorre no ano letivo 2021/2022 com o apoio do PÚBLICO […]

Brilha, 2022!

O poema “Renova-te” de Cecília Meireles foi o escolhido para desejar a todos um próspero ano de 2022, cheio de determinação e movimento.

O Ano do Tigre

O ano novo chinês está rodeado de tradições milenares. São 12 os animais que, segundo a tradição, presidem a cada ano no zodíaco chinês. São eles, e por ordem, rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.

O Poema Ensina a Cair

“O Poema Ensina a Cair” é um projeto de divulgação de poesia, da autoria de Raquel Marinho. Entre 2014 e 2015 foi uma rubrica semanal de poesia no “Expresso Digital”.

Que verso gostava de pôr à janela em 2022?

Em 2021, no Dia Mundial da Poesia, a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique distribuíram versos para serem estendidos à janela, ligando as pessoas que circulam no Bairro à poesia.

Boas Festas 2021

Neste final de 2021, a APP deseja a todos que os afetos se perpetuem e as distâncias se abreviem.

Palavras – revista em linha

A Associação de Professores de Português (APP) lançou, esta semana, o n.º 4 da Palavras – revista em linha, dedicada ao português enquanto língua pluricêntrica. A revista digital é de acesso livre.

Fundação Oriente apresenta concerto de Ano Novo dedicado a Fernão de Magalhães

No âmbito das comemorações dos 500 anos da partida de Fernão de Magalhães (1480-1521) para a primeira viagem de circum-navegação ao globo (1519-1522), a Fundação Oriente apresenta o concerto de ano novo intitulado “Lyvro da Ilha de Mactan”, dedicado a Fernão de Magalhães, à sua aventura (e desventura) e a todos os Natais do mundo.

Palavras revista em linha

Título: Palavras revista em linha (capa referente ao n.º 4 – 2021)
Autor: AA. VV.
Data de publicação: 2021
Local de publicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português

Palavras revista em linha

Título: Palavras revista em linha (capa referente ao n.º 3 – 2020)
Autor: AA. VV.
Data de publicação: 2020
Local de publicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português

Turismo literário em Elvas

A cidade de Elvas, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 2012, proporciona três rotas de turismo literário, no âmbito do projeto Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino.

“A Vida Privada dos Livros”

Alberto Manguel e Ana Daniela Soares desvendam “A Vida Privada dos Livros” numa série documental ao sábado, pelas 20h15, na RTP3.

Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário

O Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada, desenvolveu uma investigação sobre “Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário”.

O trabalho de investigação teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

“Volta ao Mundo em Cem Livros”

“Volta ao Mundo em Cem Livros” é o programa da RTP3, para ver aos domingos à tarde, a partir das 17h50. Um programa obrigatório para quem gosta de ler.
.

[EXCLUSIVO SÓCIOS] Boletim dos Sócios |4| dezembro 2021

Associação de Professores de Português – Boletim dos Sócios |4| dezembro 2021 Estimadas/os sócias/os: || A nova rubrica Atreve-te!, constituída por um conjunto de materiais lúdico-didáticos que visam promover as aprendizagens e competências da disciplina de Português, foi lançada no dia 23 de novembro. As atividades serão disponibilizadas, mensalmente, em mensagem automática, enviada para os sócios. […]

“Alice no País das Maravilhas” em videojogo

Partindo da instalação “Do Outro Lado da Toca”, a “Fábrica das Artes” convidou um grupo de alunos do Instituto Superior Técnico para desenvolver um videojogo, passado no universo de Alice.

Cartas ao Pai Natal: o que escrever?

No dia 04 de dezembro, o Museu das Comunicações proporciona aos mais pequenos a experiência de escrever uma carta ao Pai Natal e colocá-la no marco do correio, para mais tarde receber uma resposta do próprio.

Contos de Natal com a Escola do Largo

Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, as turmas de Teatro da Encarnação — Escola do Largo apresentam a encenação de contos de Natal de autores lusófonos. Três sessões para todas as idades com a possível intervenção do público.

“Letra e Som: Que relação?”

A plataforma LER (Leitura e Escrita: Recursos) disponibiliza um conjunto de recursos onde se aborda a relação entre os fonemas e os grafemas e a importância da distinção entre o nome da letra e o som que ela representa para a aprendizagem das correspondências.