Da leitura à escrita, a emoção das palavras – 1.º e 2.º CEB

Formador(es): Paula Cristina Ferreira; Vitória de Sousa Modalidade: Curso / Formação a distância Número de horas: 25 (15 horas síncronas; 10 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: A definir

Registo de acreditação: CCPFC/ACC – 105718/19
Área de Formação: A- Área da docência
Custo da ação: sócia(o)s: 40€; não sócia(o)s: 80€
Prazo de inscrição:
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

Objetivos:

Pretende-se capacitar os formandos para:
– a construção de contextos facilitadores para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita;
– a conceção e implementação de estratégias de animação de leitura e de escrita que tenham em conta as necessidades e/ou dificuldades dos alunos;
– a criação de materiais pedagógicos adequados ao desenvolvimento da leitura e da escrita;
– a elaboração de propostas de atividades interdisciplinares a partir do texto literário e não
literário.

Conteúdos:

– Condições para a promoção da leitura e da escrita:
o professor como modelo explícito;
ambientes facilitadores;
situações significativas;
contextos de aprendizagem interdisciplinar.
– Da avaliação de diagnóstico à aprendizagem da leitura e da escrita:
diferentes momentos e tipos de atividades.
Diferentes modos de leitura do texto literário e não literário e de escrita:
compreensão literal e compreensão inferencial;
leitura exploratória e leitura seletiva;
a escrita para compreensão de textos, para expressão de emoções e de saberes.
– Da leitura à escrita:
escrever à maneira de …;
escrever a partir de …;
escrever a propósito de…
– As competências subjacentes ao processo de escrita:
caligráfica, fonológica, ortográfica, sintática e textual.
– O processo de escrita:
da planificação à textualização;
a revisão com enfoque na autocorreção e correção orientada.
– Pontes de interdisciplinaridade e contextos significativos de aprendizagem.

Metodologia e estratégias

– A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem a distância, através das plataformas Zoom e Moodle.
– Será usada a Plataforma Zoom, para 17 horas de trabalho síncrono, e a Plataforma Moodle, para 8 horas de trabalho assíncrono, bem como o correio eletrónico para interações pontuais.

Bibliografia fundamental

– Azevedo, F. e Balça, A. (2016). Leitura e Educação Literária. Edições PACTOR. Lisboa. Barbeiro, L.; Álvares, Pereira, L. (2011). O Ensino da Escrita: a dimensão textual. Lisboa: DGIDC.
– Costa, Armanda; Sousa, Vitória; Vasconcelos, Sofia (2010). Muitas Ideias, Um mar de palavras: Propostas para o ensino da escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
– Coutinho, M. A. (2019). Texto e[m] linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisboa: Colibri
– Viana, L. et al. (2018). Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber. Edições Almedina.
Coimbra