5º Encontro Nacional da APP


AVEIRO, Portugal

29, 30 e 31 de Janeiro de 2003

Programa do encontro

Organização e contactos



Programa do Encontro

Dia 29 (4ª Feira) Dia 30 (5ª Feira) Dia 31 (6ª Feira)
08:30 - RECEPÇÂO

09:30 - Abertura
10:00 CONFERÊNCIA I
O Trabalho de Leitura e de Escrita na Educação Básica: entre o exercício escolar e a formação de leitores e de "escritores", Luísa Álvares Pereira (Univ. de Aveiro)

09:30 - CONFERÊNCIA II

Projecto Littera - Escrita, Reescrita e Avaliação, Emília Amor e Joaquim Segura (F. C. Gulbenkian).

09:30 - PAINEL

Projectos da APP: FALAR, Feira de Materiais Didácticos, Materiais-em-Linha, #na_tua_escola, Cadernos de Língua Portuguesa e Cadernos Net, Ana de Sousa, Filomena Viegas, Manuel Campos Pinto, Maria José Ferraz e Ruth Navas (APP)

11:00 - Intervalo 11:00 - Intervalo 10:00 - Intervalo
11.30 - Mesa redonda:

Do mundo da Escola ao mundo do Trabalho - que competências desenvolver em Português?
Carlos Pinto Coelho (RTP), Frederico Martins Mendes (Jornal de Notícias), Ivan Silva (Diário de Aveiro), ? (Aveiro FM) e Manuel Carvalho (Público). Moderador: João Pedro Aido (APP)

11.30 - CONFERÊNCIA III

Ambientes virtuais de aprendizagem para a sociedade de informação, Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas e João Paulo Videira (ME e APP).

11.30 - CONFERÊNCIA IV

O trabalho na escola: entre o prazer e o enfado,, Rui Canário (Univ. de Lisboa)

12.30 - Sessão de Encerramento

13:00 - Almoço 13:00 - Almoço 13:00 - Almoço
14.30 - Sessões Simultâneas

A.1.- Ensino do Português em Reflexão

Eu sou escritor de H(h)istória(s)! As competências de leitura e de escrita e a aprendizagem da H(h)istória, Maria do Céu Melo

Contributos para a reorganização curricular do Ensino Básico na planificação da disciplina de Língua Portuguesa no 3º CEB, Maria da Conceição Lima Bento

O "diálogo" entre a Língua Portuguesa e a sua didáctica na formação de professores de Português Língua Estrangeira, Florencia Miranda

A.2. - TIC

O Projecto Vercial e o ensino do Português, José Barbosa Machado

O documento audiovisual na prática pedagógica, Alexandre Loff

Navegando na Idade Média (a Internet e os estudos de literatura medieval no 10º ano), Ana Margarida Chora

A.3. - Conhecimento explícito / Funcionamento da língua

Contribuição para uma tipologia dos verbos portugueses frequentes em contexto: o verbo contar, Luísa Alice Santos Pereira e Fernanda Bacelar do Nascimento

Compreendemos os pronomes pessoais átonos quando ouvimos e/ou lemos um texto? Fátima Santos
Pôr os acentos nos is, Isabel Araújo

A.4. - Leitura

Leituras partilhadas, Margarida Santos Alpalhão

O Público na Escola, Eduardo Jorge Madureira

Uma experiência de investigação-acção: desenvolvimento de competências transversais em leitura e compreensão escrita, Cristina Manuela Sá

14.30 - Sessões Simultâneas

C.1. - Novas metodologias

Do texto literário ao mapa das ideias: uma experiência com recurso às novas tecnologias da informação, Ruth Navas O portfolio como elemento de auto-avaliação, Ana Bruno da Costa

Ser professor de Português, Carla Baptista e Bárbara Tavares

C.2. - Oralidade

Ensinar o oral - A feira das palavras, Maria José Matos Frias

O labor teatral em dois andamentos: alla mente e andante, Maria do Céu Melo

O teatro: no palco da escola, Luís Miguel Pereira

C.3. - Escrita

O Cavaleiro da Dinamarca como modelo de escrita, Luísa Alice Santos Pereira

A avaliação formativa da capacidade de redigir: parâmetros e critérios, Manuel Ramos

A voz do povo e a obra de Saramago: literatura popular/oral e literatura erudita/escrita, Ana Soares e Inês Silva

C.4. - Interculturalidade

Projecto LaLiTa, o contributo da língua no processo de integração, Lúcia Soares e Mário Maia

O intercâmbio como estratégia para gerir a diversidade linguística e cultural, Ana Maria Caldeira, Fátima Pacheco, Fernanda Fernandes, Ilda Reis, Isabel Maria Borges, Maria Alcina Borges, Maria Amélia Alves, Maria do Rosário Tomé, Maria do Rosário Vieira, Maria Lúcia Marques e Maria Olívia Aires

Os alunos e a diversidade no universo da Língua Portuguesa: reflexões em torno do trabalho formativo com uma turma do 9º ano, Ana Raquel Simões e Ana Paula Ramos

14.30 - Roteiros

R1. Aveiro: Centro Histórico e Museu
R2. Ílhavo: Vista Alegre e Museu Marítimo
16:00 - Intervalo 16:00 - Intervalo
16:30 - Sessões Simultâneas

B.1. - Novas metodologias

Percursos transversais - saberes de experiências feitas, Flora Azevedo

Novas metodologias para o ensino da Língua Portuguesa, Carlos Fagundes

Aprender com prazer, Margarida Mateus

B.2. - TIC

Potencialidades didácticas das TIC nas aulas de Português, Conceição Medeiros Silva

Ler e escrever n@ net, Emília Miranda

Projecto #na_tua_escola, Manuel Campos Pinto e Olga Ferreira

B.3. - Conhecimento explícito / Funcionamento da língua

Da língua ao discurso - O processamento lexical nominal, Olívia Maria Figueiredo

O que é que é "é que"? Ana Costa

O ensino da gramática na escola: novos princípios e práticas novas? António Carvalho da Silva

B.4. - Leitura

O eco dos textos. Estratégias de intertextualidade na aula de Português, Pedro Balaus Custódio

Par de leitura, Isabel Pinto Carlos

Biblioteca on-line. Uma dinâmica de trabalho para desenvolver as competências da leitura e da escrita no ensino básico, Ana Sofia Periquito
17:00 - Assembleia Geral de 2003
Eleições dos Órgãos Sociais para o triénio 2003-06

20:30 - Jantar com Música
Restaurante Mercantel
R. António Lé, 16 (junto Praça do Peixe)