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Saber ouvir: a informação e a justificação

Introdução

"Saber ouvir e saber justificar"

"… a linguagem verbal constitui um dos principais instrumentos culturais objecto de apropriação e de aprendizagem progressiva; o seu domínio é objectivo da educação em geral e objectivo chave da escolaridade porque possibilita a comunicação, a expressão e a aprendizagem."

" … pretende-se desenvolver habilidades de comunicação que caracterizam o processo de ensinar e aprender no contexto de diferentes áreas do conhecimento escolar: a comunicação que possibilita a negociação de significados e a construção de conhecimento. Trata-se, por exemplo, de aprender a justificar um facto histórico, a argumentar sobre possíveis interpretações de uma experiência, a comentar uma obra artística, a defender uma ideia, um projecto, …"

" É importante desenvolver as habilidades comunicativas dos alunos, tais como: descrever, explicar, justificar e argumentar ao mesmo tempo que se promove a apropriação de instrumentos e conteúdos culturais: através da linguagem verbal e de textos específicos os alunos progridem nas aprendizagens curriculares. "

"… denominá-las-emos habilidades cognitivo linguísticas porque estão estreitamente ligadas com as tipologias textuais … (…) Podemos incluir nesta categoria habilidades tais como: definir, resumir, explicar, justificar, argumentar e demonstrar."

In Jorba, J., Gomez, I & Prat, A. (ed.) (2000). Hablar Y escribir para aprender, uso de la lengua en situación de ensenãnza-aprendizaje desde las áreas curriculares, Barcelona, Editorial Sintesis.

Objectivos

1. Identificar, após audição de um texto, uma imagem que representa a personagem e o lugar descritos;

2. Justificar as respostas com razões lógicas inferidas;

3. Completar um texto truncado com palavras ou expressões memorizadas;

4. Dar nomes adequados e sugestivos a objectos da aula.

Desenvolvimento.

1. Audição individual ou em pares.

2. Resolução individual ou em pares.

4. Objectivo 4. Este objectivo é de aprofundamento e será desenvolvido pelos alunos com a realização da Actividade C. Se houver tempo será realizado na aula. Como trabalho de casa servirá como motivação/arranque para a aula seguinte.

Actividade C: ESCOLHER, ARGUMENTAR, DEFENDER

Cada aluno ou par de alunos escolherá o nome mais adequado e sugestivo para o apagador, o pau de giz, o estore, o bengaleiro, o painel. Deverá defender o nome escolhido ou responderá a questões colocadas pelos outros grupos. Serão seleccionados os nomes mais votados.

Guia dos alunos:
« Mas ainda há mais. Vais fazer como mestre Zusa. Escolhe objectos da tua sala de aula ou do teu trabalho enquanto estudante, como por exemplo, o apagador, a borracha, ou o dicionário… e dá-lhes nomes criativos e sugestivos. Podes apresentá-los nas aulas, aos teus colegas, ou enviá-los por e-mail ao teu professor ou para nós, que aqui estamos à tua espera. Mas, atenção, tens de defender os nomes que inventaste, explicando porque assim os baptizaste.»

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