Guia do Professor
Guia do Aluno
Documentos
Guia do Professor
A legenda

Introdução

“O conceito de comportamentos emergentes de leitura e de escrita, apresentado pela primeira vez em 1966 por Marie Clay, refere-se a manifestações precoces de conhecimento que indiciam futuras potencialidades literácitas. De entre tais manifestações, salientamos a descoberta da existência da linguagem escrita e dos seus propósitos e utilidade, assim como de alguns princípios que regem a representação gráfica da língua. A eclosão de tais manifestações está dependente da participação activa em experiências de leitura em situações da vida real (Morrow & Rand, 1933); o envolvimento e a motivação para este tipo de actividades são os dois vectores que impulsionam a emergência de leitura e de escrita em idades anteriores ao ensino formal destas competências.”

in Sim-Sim, Duarte & Ferraz (1997). A Língua Materna na Educação Básica, Lisboa, ME, DBE, p. 47.

É no contexto de um projecto de elaboração de um jornal que a leitura e a escrita de legendas se pode inserir. Pode igualmente justificar-se esta actividade na construção de um ficheiro temático de imagens.

Leitura e escrita de legendas

A actividade inicia-se num contexto de aula em que diferentes competências se exercitam de forma natural: o saber observar, o saber descrever oralmente, o saber estabelecer associações, o saber identificar palavras-chave, o saber escrever pequenos textos informativos. Começa-se a ouvir, a comentar e a discutir acontecimentos; documentam-se os factos com imagens extraídas dos jornais e observam-se como tais matérias estão construídas para serem lidos. Em seguida, os alunos são colocados numa situação de exercitação em computador, onde farão corresponder imagens com as legendas respectivas. Desta forma serão sensibilizados para as características de uma legenda, nomeadamente quanto à necessidade da relação texto-imagem e à identificação de palavras-chave. Numa segunda fase, serão colocados em situação de escrita, procurando construir legendas para imagens dadas.

Procedimento

1ª Sequência: Leitura de imagens

A- Esta é a notícia! Esta é a imagem!

1. A partir de um acontecimento ou situação que constitua notícia e que possa interessar a turma pergunta-se como podem ficar a saber mais coisas sobre aquilo que aconteceu. Entre as respostas possíveis (pais, noticiários radiofónicos ou telejornais, revistas...) apresentam-se jornais.
2. Folheiam-se, comparam-se e destacam-se imagens relativas a esse mesmo acontecimento. Recortam-se juntamente com as legendas respectivas.
3. Observação de imagens relativas ao acontecimento ou ao tema e leitura de legendas (professor ou aluno).
4. Comentários, troca de ideias sobre o que está escrita e como está escrito.
5. Descrição oral das imagens, procurando destacar-se a correspondência e adequação da imagem com o texto


B. Eis a legenda! Qual é a imagem?

1. Cada par de alunos deve trabalhar com um computador.
2. Observam as imagens e fazem corresponder as legendas.

2ª Sequência: Criação de legendas

E agora... da imagem à legenda

1. Selecção de uma imagem para exemplo.
2. Descrição oral. Os alunos deverão ser conduzidos à leitura da imagem, de forma a destacarem aspectos que os guiem na criação da legenda. De acordo com os diferentes níveis etários a que se destine a actividade a exigência será maior. Poderá ser adequada e descritiva nas classes iniciais, mas deverá ser adequada, interpretativa ou expressiva ao longo dos restantes anos de escolaridade.
3. Criação colectiva de uma legenda.
4. Elaboração das restantes legendas.
5. Avaliação dos trabalhos. Poderá ser feita através da mudança de pares. Numa 1ª fase, os alunos trocam de computador e avaliam os trabalhos dos colegas, em seguida fazem os comentários necessários, contestam ou questionam.


Observações

A criação de legendas constitui, pela sua brevidade, pelo recurso à imagem e pelo conteúdo claro e preciso, uma óptima actividade de escrita no 1º ciclo.

(*) Ficha criada a partir das propostas apresentadas em: Curto, L. M., Morillo, M. M. & Teixidó, M. M. (2000). Escrever e Ler, Vol. 2, Materiais para a Sala de Aula. Artmed Editora, Porto Alegre.

Imprimir esta página