Guia do Professor
Guia do Aluno
Documentos
Guia do Professor
Uma borracha mal humorada


Descrição Genérica

Uma borracha desastrada é uma actividade de exploração flexível da oralidade e da escrita que se organiza em 3 partes. A sua versatilidade reside no facto de poder ser acrescentada de tantas outras partes, quantas as partes do corpo humano que se queiram explorar em termos de escuta da sua identificação, registo dos termos ouvidos e treino da memorização dessa identificação.

Em termos de valores e atitudes, este tipo de actividade tem os seguintes Pressupostos Programáticos (1ºciclo) subjacentes à sua construção:

| predisposição para descobrir a multiplicidade de dimensões da experiência humana, através do acesso ao património escrito e/ou oral, legado por diferentes épocas e sociedades e que constitui um arquivo da experiência cultural;
|| reconhecimento da importância da língua como forma de acesso ao conhecimento e de partilha desse conhecimento;
||| capacidade para aceitar e seguir regras;
|V construção de estratégias pessoais.

Desenvolvimento de competências gerais e transversais:

| ouvir e cumprir instruções
|| saber escutar (i.e.,focar e manter a atenção);
||| usar palavras para nomear partes do corpo humano;
|V registar palavras para nomear partes do corpo humano;
V lembrar-se do que falta num conjunto de elementos


Na 1ª pede-se aos alunos que sequenciem situações do quotidiano - imagem e texto.

Procedimentos de Realização em sala de aula (90m)

Cada aluno ou par de alunos deverá dispor de um computador multimedia com colunas de som ligadas. Terá de resolver cada uma das partes em 15m(A).

No final da resolução de cada parte os alunos apresentam ao professor as respostas encontradas e o professor promove, entre os alunos, a discussão em volta das chaves linguísticas em que cada par (ou cada um) se baseou para elaborar as suas respostas (B). Podem imprimir os trabalhos para deles guardarem registo.

No caso de a estratégia escolhida envolver a utilização do documento WORD, o professor deverá optar pelos Ficheiros que estão disponíveis na secção Documentos.(C)

No final, pode ser feito um registo escrito - caneta, lápis - sobre a imagem disponível no documento WORD de todas as partes do corpo humano exploradas oralmente.(D)

Imprimir esta página