Guia do Professor
Guia do Aluno
Documentos
Guia do Professor
Um dia na vida de...


Descrição Genérica

Um dia na vida de... é uma actividade para exploração da expressão oral. Será desenvolvida num contexto de ensino-aprendizagem com a presença de um professor ou animador.
Organiza-se em 3 partes. Na 1ª pede-se aos alunos que sequenciem situações do quotidiano - imagem e texto - e que façam o relato da sequência de acções encontradas. Devem aproximar o quotidiano de um desenho -um golfinho - ao seu quotidiano. Na 2ª parte pede-se que imaginem e relatem o dia-a-dia de um golfinho real, nomeadamente do roaz-corvineiro que vive na Reserva Natural do Estuário do Sado. Em seguida, que pesquisem na Internet sobre esta espécie e que, à luz da pesquisa feita, contem como é o seu modo de vida. Na 3ª parte pede-se aos alunos que comparem o seu quotidiano com o do golfinho roaz-corvineiro.

Em termos de valores e atitudes, este tipo de actividade tem os seguintes Pressupostos Programáticos (1ºciclo) subjacentes à sua construção:

| predisposição para descobrir a multiplicidade de dimensões da experiência humana, através do acesso ao património escrito e/ou oral, legado por diferentes épocas e sociedades e que constitui um arquivo da experiência cultural;
|| reconhecimento da importância da língua como forma de acesso ao conhecimento e de partilha desse conhecimento;
||| capacidade para aceitar e seguir regras;
|V construção de estratégias pessoais.

Desenvolvimento de competências gerais e transversais:

| - ouvir e cumprir instruções
|| - ler texto e imagens;
||| - sequenciar situações de forma lógica;
|V- exprimir-se oralmente, adequando o discurso ao tipo de situação;
V- pesquisar informação e ser capaz de fazer uso dessa informação.

Procedimentos de Realização em sala de aula (120m)

Cada aluno ou par de alunos deverá dispor de um computador multimedia. Na 1ª parte terá de sequenciar e preparar o relato oral em 15m(A).
No final relata(m) uma manhã na vida de... e o professor promove, entre os alunos, a discussão em volta das chaves lógicas e linguísticas em que cada par (ou cada um) se baseou para chegar ao respectivo relato. 30 m(B).

Para a 2ª parte os alunos deverão dispor de 90 m.(C) As actividades serão as seguintes: (1)iImaginar o quotidiano de um golfinho, (2) pesquisar na Internet ou noutra fonte documental sobre a vida dos golfinhos na Reserva Natural do Estuário do Sado, (3) preparar o relato oral, (4) apresentar o relato oral ao grande grupo, (5) discutir com o professor sobre a propriedade das fontes, das chaves lógicas e linguísticas sobre as quais cada um se baseou para preparar o trabalho.

No final, pode ser feito um registo escrito em WORD do relato explorado e apresentado oralmente.30m (D)

Imprimir esta página