Guia do Professor
Guia do Aluno
Documentos
Guia do Professor
Reencontrar o parágrafo


A actividade proposta fundamenta-se nesta definição. Propomos ao aluno que reconstitua os parágrafos e respectivos períodos de um pequeno texto para que exercite a sua capacidade de relacionar as diferentes informações dadas, até lhes atribuir um sentido e uma unidade em torno de uma ideia central. Terá de trabalhar com a articulação lógica entre os períodos e parágrafos (ligações por adição, por oposição, causa, consequência, etc.) e os articuladores de discurso (palavras ou expressões ou até frases que expressam essa ligação ou coesão).
Para a reconstituição, o aluno trabalha igualmente com os tradicionais indicadores de parágrafo - ligeiramente afastado da margem esquerda da folha e um sinal de pontuação final - que servem ao escritor para isolar e ajustar as ideias, e ao leitor para lhe acompanhar a intenção inicial.
O trabalho desenvolvido e a reflexão conduzida pelo professor irá contribuir para o desenvolvimento da leitura e, consequentemente, da escrita.

Descrição genérica

"Dr. Lauro… " é um pequeno texto formado por três parágrafos e respectivos períodos que, apresentados sem os indicadores tradicionais, constituem um bloco que o aluno deve organizar lógica e formalmente. A actividade principal consiste em abrir os diferentes parágrafos e períodos, de modo a que cada um apresente uma ideia central, cada ideia contribuindo para o desenvolvimento do texto.
É uma actividade de leitura com a qual se pretende:

A. desenvolver estratégias de leitura através da identificação de índices textuais (identificadores de parágrafo)

B. melhorar a compreensão escrita através da articulação lógica de ideias.

Procedimentos

1. Cada par de alunos deverá dispor de um computador.

2. Lançamento de uma questão-desafio.
"E se os textos dos vossos livros de estudo não tivessem pontos finais? O que poderia acontecer? O que teriam de fazer?"
Pretende-se com estas perguntas recolher indícios para a identificação de obstáculos à aprendizagem e ao mesmo tempo revelar a finalidade da actividade que se vai propor. A discussão das respostas dos alunos poderá, desde logo, revelar que alunos irão necessitar de maior atenção por parte do professor, assim como a identificação de aspectos a focar durante a discussão final dos trabalhos dos alunos.

3. Realização da actividade (30m)

4. Apresentação dos resultados. Se houver a possibilidade de utilizar o datashow, o professor convida um grupo a apresentar uma ou mais propostas gravadas em disquetes. Se não houver, a apresentação dos trabalhos será feita por leitura oral dos alunos. A discussão das diferentes propostas irá proporcionar a análise da organização lógica textual e a observação guiada dos indicadores de parágrafo.

Os alunos deverão ser sensibilizados à organização gradual dos 3 parágrafos, marcados por índices de tempo e espaço que se desenvolvem do geral para o particular. No 1º§, a ideia central é uma declaração sumária da ocupação habitual do Dr. Lauro, localizada no tempo - "Mal raiava o dia…" - e no espaço - "… para os ermos" (1º período), seguida de uma especificação dessa ocupação, igualmente situada - "nas noites de inverno." (2º período). No 2º §, somos informados de uma maior especificação da actividade do Dr. Lauro, agora mais definida no espaço através da nomeação dos lugares onde faz as escavações - "Nos desertos de África, nos glaciares do Pólo Norte…", agora com um período descritivo. O 3º § faz entrar o leitor na narração propriamente dita, através do articulador de discurso que estabelece a continuidade através da conjunção temporal "ora" que enfatiza a expressão "um dia", que assinala a entrada do elemento que vai criar o conflito (1º período). A partir daí o leitor foca a atenção no cenário, cada vez mais restrito e definido, cada vez mais próximo da(s) personagem(s) que vão viver uma relação profunda e dramática. Os três parágrafos formam como que uma pirâmide invertida. Os dois primeiros são parágrafos de descrição e o terceiro é um parágrafo de narração.

5. Após a discussão, o professor destaca os aspectos formais a obedecer na apresentação do texto final. Os alunos imprimem os textos que entregam para controlo final.

A solução deste material (o texto reconstruído) encontra-se acessível a partir da secção Documentos.

Sites de interesse sobre a autora:

http://www.secs.pt/trabalhos.html (trabalho de investigação feito por LDS)

http://www.sitescola.com.br/dicas-literatura.asp
(Dicas para os professores trabalharem textos de vários autores, entre os quais de LDS)

Imprimir esta página