LEITURA, LITERATURA e GRAMÁTICA – Ação de curta duração
Em 2018, as IV Jornadas Pedagógicas da APP realizaram-se em Paredes, no dia 14 de abril, e foram organizadas pela direção da associação, em articulação com a Escola Secundária de Paredes e o núcleo regional da APP no Porto.
À semelhança das edições anteriores, estas jornadas procuram promover a reflexão em torno de questões que se colocam aos professores de Português de todos os níveis de ensino. A necessidade de desenvolver competências nos alunos, que tenham em consideração documentos comuns de referência para as diferentes disciplinas curriculares, como é o caso do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e Aprendizagens essenciais para o ensino do Português, levanta dúvidas e coloca desafios aos professores, exigindo-lhes respostas a muito curto prazo.
Neste contexto, as IV Jornadas Pedagógicas foram uma ação de curta formação que tinha o objetivo de apresentar desafios nas políticas educativas e no ensino da língua e responder a questões emergentes na didática da leitura, da literatura e da gramática. A ação teve um enfoque particular na interdisciplinaridade, na avaliação, na articulação entre texto e gramática, na distinção entre ensinar literatura e ler literatura e na multiplicidade de leituras que os livros oferecem.
_________________________________________________________________________________
9h00 | Receção |
Títulos das conferências e comunicações |
9h30 | Abertura | |
Filomena Viegas – Associação de Professores de Português | Aprendizagens Essenciais de Português: um foco interdisciplinar | |
10h00 | João Costa – Secretário de Estado da Educação | Desafios nas políticas educativas e o ensino da língua |
11h00 | Intervalo | |
11h30 | Antonieta Lima Ferreira – Adjunta do Senhor Secretário de Estado da Educação | E se começássemos pela avaliação? |
12h30 | Debate | |
13h00 | Almoço | |
14h30 | Regina Duarte – Camões I. P. | Ensinar literatura ou ler literatura? Uma aula possível |
15h30 | Sónia Valente Rodrigues – Faculdade de Letras, Universidade do Porto | Para uma articulação entre texto e gramática: proposta didática |
16h30 | Intervalo | |
17h00 | Paulo M. Faria – Instituto de Educação, Universidade do Minho | Dos livros às leituras e outras paisagens |
18h00 | Encerramento |
_________________________________________________________________________________ DESTINATÁRIOS: Grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350Avaliação
|