O Melhor do Mundo são as Palavras? OFICINA DE ESCRITA (CRIATIVA)

Formador(es): João Pedro Aido Modalidade: Oficina/ Formação a distância Número de horas: 25 horas síncronas + 25 horas de trabalho autónomo Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300(N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: 6 novembro e 11 dezembro 2021; 8 e 29 janeiro 2022; 9h -12h / 14h -17h

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Registo de acreditação: CCPFC/ACC-102594/19,
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s: 50€; não sócia(o)s: 100€
Prazo de inscrição: Até 2 de novembro de 2021
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

Objetivos:

a. conceber a escrita como uma ‘poética’, recuperando o sentido etimológico de “poiêsis”,
quer dizer, algo que se fabrica, que se cria, algo que se produz porque se tem uma certa
técnica, um saber-fazer;
b. partir da experiência da leitura de modelos existentes para passar ao estudo desses casos
e daí à produção escrita;
c. assumir juízos críticos sobre os textos lidos;
d. assumir juízos críticos sobre as produções textuais próprias e alheias;
e. aplicar técnicas de criatividade à produção de textos escritos;
f. escrever com determinações pré-definidas;
g. tomar consciência da necessidade de planificar, reescrever e aperfeiçoar os textos;
h. permitir o diálogo com obras do património literário universal;
i. divulgar os textos escritos de forma significativa, nomeadamente animando alguns
espaços públicos das escolas, editando um livro no final do ano ou colocando textos na
Internet.

Conteúdos:

1. Estado da arte de uma ‘teoria da elaboração’ revisitada: inventio, dispositio, elocutio, memoria,
pronuntiatio.
2. Situações problemáticas e obstáculos à capacidade de produzir textos e ao domínio de técnicas de
escrita.
3. Prática de actividades de escrita criativa: exercícios de estilo e escrita de poemas e contos.
4. Produção de materiais pedagógicos e definição de estratégias para promover o uso criativo e
multifuncional da escrita.