O que fazer com a gramática na aula de Português? (2.º, 3.º CEB e E. Secundário)

INSCRIÇÕES BREVEMENTE Formadores: Filomena Viegas & Luís Filipe Redes Modalidade: Curso / formação a distância Número de horas: 12 horas síncronas + 8 horas assíncronas Destinatários: Professores dos Grupos  200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117566/22 Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência Calendário no CFAE Ria Formosa : 22, 25 e 29 de maio; 1, 5 e 26 de junho; Horário: 18h-20h. Datas e horários : Novas datas a divulgar brevemente

Objetivos:

Flexibilizar as práticas pedagógicas nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, aperfeiçoando, de forma escalar, os desempenhos orais e escritos dos alunos (domínio da frase – léxico e sintaxe – e do texto – coesão e coerência).
Enquadrar e utilizar os materiais didáticos experimentados e produzidos no contexto das «Aprendizagens Essenciais», enquanto “orientações curriculares de base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem em cada ano de escolaridade” (DL 55/2018).
Fomentar o trabalho interdisciplinar, implementando estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar (Despacho 779/2019).
Desenvolver práticas de trabalho colaborativo e cooperativo, com a construção de atividades didáticas e recurso a ferramentas digitais.
Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos,  com recurso a instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança.

Conteúdos:

1. O ensino da gramática no quadro da linguística atual, da didática do português e dos documentos de referência para a  disciplina de Português nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, nomeadamente  o Dicionário Terminológico (DT2008)
2. Treino na experimentação e produção de atividades didáticas com recurso a diferentes ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Moodle.
3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações didáticas produtivas na operacionalização das AE nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário:
3.1 Fonética e fonologia: nível prosódico; processos fonológicos;
3.2 Morfologia e lexicologia: processos regulares e irregulares de formação de palavras (palavras simples e complexas);
3.3 Sintaxe: funções sintáticas internas ao grupo verbal e ao grupo nominal; articulação entreconstituintes e entre frases.
4. Identificação de alguns obstáculos à capacidade dos alunos para planear e produzir textos com coesão e coerência, no modo escrito e oral, com enfoque nos seguintes aspetos, referenciados nos documentos para o ensino do Português:
4.1 Coesão e coerência em unidades frásicas, transfrásicas e enquanto parâmetros da textualidade;
4.2 Mecanismos de coesão textual: cadeias de referência; adequação dos tempos verbais e concordância temporal; uso de conectores discursivos adequados; manutenção das conexões entre as coordenadas de enunciação (tempo, espaço, pessoa);
4.3 Mecanismos de coerência textual: respeito pelos princípios da não-contradição, da não tautologia e da relevância; dispositivos de encadeamento (crono)lógico.
5. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral.
6. Recurso a ferramentas digitais e a ambientes virtuais de aprendizagem, com participação em espaços de partilha e de divulgação de produções próprias, de documentos de consulta e de textos de reflexão.

Metodologia e estratégias:

A ação organiza-se em três momentos:
Primeiro momento, em sessão síncrona, de caráter teórico, para contextualização da ação e dos documentos dereferência para o ensino da disciplina de Português, nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, tendo como foco da formação a conceção doconhecimento gramatical, a terminologia, a organização desse conhecimento e as metodologias de ensino eaprendizagem da gramática;
Segundo momento, de caráter prático e teórico, em sessões síncronas, envolvendo trabalho conjunto e de grupo, na realização de atividades didáticas a partir de situações problema, com consequente avaliação, sobre conceitos e termos gramaticais e respetivas implicações didáticas na operacionalização das AE de Português;
Terceiro momento, de caráter prático e teórico, em sessões assíncronas, envolvendo trabalho colaborativo e individual, para construção e avaliação de atividades a serem realizadas pelos alunos, sobre conceitos e termos gramaticais explorados nos momentos anteriores.

Bibliografia fundamental:

Aprendizagens Essenciais de Português, 2.º e 3.º CEB e E. Secundário (2018).
DT 2008Dicionário Terminológico, para consulta em linha.
Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina, Celga.

Raposo, E.P.(2013). Estrutura da frase. In E. Raposo, M.F. Nascimento, M. A. Mota, L. Segura & A.Mendes (Orgs.). Gramática do Português, Vol. I. Fundação Calouste Gulbenkian, 303-394.
Rodrigues, S. V.; Viegas, F. & Oliveira, C. (2021).”Ensinar gramática. Percursos que se criam, caminhos que se trilham“. In Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, N.º Especial 2021, 499-533.