APP - Materiais Didácticos
Guia do Aluno
Guia do Professor
Documentos
Guia do Aluno
A casa da Lafunfa

Carlos Pinto, um seu criado! O Artilheiro, o filho do Alma em Pé. (...) a Lafunfa, a velha alcoviteira e Guiomar, a desamorável...


O texto que corre na janela leva-nos até Miguel Torga e ao seu conto «O Artilheiro» de Novos Contos da Montanha.

Estará na hora de o releres ou de o leres?

É sobre a casa desta Lafunfa, velha alcoviteira, que trata a actividade que te propomos. Trata-se de descrever, reinventando, a casa onde ela terá vivido. Descrição no modo oral e em trabalho de grupo.

Segue os passos que aqui te apresentamos.

Canto  superior esquerdo Canto  superior direito Canto  inferior esquerdo Canto inferior  direito Canto  inferior direito

A imagem acima está dividada em 4 partes. Ao clicar em cada uma delas, tem-se acesso ao respectivo fragmento, em tamanho maior, que se pode guardar ou imprimir.

Procedimentos de Realização

  1. Os participantes são divididos em grupos de 4.
  2. Cada grupo recebe um quarto da imagem acima para descrever oralmente com precisão e rigor. Os grupos não mostram uns aos outros as imagens que receberam.
  3. Consultam os materiais postos à disposição pelo professor e a Lista de Observação disponível na secção Documentos.
  4. Cada participante deve ler, questionar e discutir os diferentes parâmetros da Lista de Observação que será utilizada para avaliação do desempenho oral.
  5. Preparam a descrição da quarta parte da imagem que coube ao grupo e treinam a intervenção oral.
  6. É apresentada a descrição da casa da Lafunfa. Cada grupo escolhe um porta-voz que, durante 3 minutos, faz a descrição oral da sua imagem. Não deverão ser admitidas interrupções.
  7. Depois de cada um dos grupos ter apresentado a sua descrição*, procurar-se-á, colectivamente, descrever a imagem completa, agora num registo escrito.
  8. Procede-se à análise do desempenho oral, com base na Lista de Observação.

    * preferencialmente com gravação
Imprimir esta página