Descrição Genérica
A casa da Lafunfa... é uma actividade para exploração da expressão oral, mais especificamente para o tratamento da descrição no modo oral. Deverá ser desenvolvida num contexto de ensino-aprendizagem onde seja adoptada uma metodologia de trabalho de grupo. Pressupõe-se que os participantes já estão ambientados nesse tipo de trabalho no que respeita a técnicas de organização de grupos e formas de gerir a respectiva participação. Depois de dividir a turma ou grupo de alunos em 4, distribuir a cada grupo uma imagem para descrever oralmente com precisão e rigor, tendo o cuidado de recomendar aos grupos que não mostrem uns aos outros as imagens que receberam. Na realidade, cada grupo recebe apenas um quarto da imagem original.
Procedimentos de Realização em sala de aula (
120m)
A actividade organiza-se em 4 partes. Na 1ª (15 a 20m) pede-se a cada grupo de alunos que explore os diferentes recursos materiais de que vai necessitar. Cada aluno deve ler, questionar e discutir os diferentes parâmetros da Lista de Observação que será utilizada para avaliação do desempenho oral.
Na 2ª parte (20 m) são distribuídas aleatoriamente pelos grupos as 4 partes da imagem da casa da Lafunfa. Sem desvendar a sua imagem, cada grupo prepara então a descrição da quarta parte da casa que lhe coube em sorte e treina a intervenção oral.
Na 3ª parte (15 a 20m) é apresentada a descrição da casa da Lafunfa. Cada grupo escolhe um porta-voz que, durante 3 minutos, faz a descrição oral da imagem que coube ao grupo. Não deverão ser admitidas interrupções.
NOTA: No caso de não ser escolhido um porta-voz, cada elemento completará as descrições dos outros 3 elementos do grupo, com elas se conjugando e articulando, de modo a que todos construam um relato adequado, coerente e com linguagem apropriada. Se o trabalho prévio do grupo tiver sido bem desenvolvido, esta actividade pode beneficiar muito da cooperação e da descrição previamente treinadas.
Na 4ª parte (45m), depois de cada um dos grupos ter feito a sua descrição*, procurar-se-á, colectivamente, descrever a imagem completa, agora num registo escrito. É o momento de promover, entre os alunos, a discussão em volta das chaves lógicas e linguísticas em que cada grupo se baseou para chegar à respectiva descrição e de proceder à análise do desempenho oral, com base na lista de observação que, para o efeito, se distribuiu a cada grupo de participantes.
Recursos
- Imagem de uma casa do norte do país - assumida como a casa de uma das personagens do conto de Miguel Torga, «O Artilheiro»;
- Os Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga;
- listas de vocabulário específico de uma determinada área ou domínio lexical;
- dicionário, enciclopédia, prontuário, gramática;
- documentos em suporte de papel ou em suporte digital que ilustrem tipos de habitação e paisagem rural que estão na origem dos espaços evocados pelos contos de Miguel Torga;
- Lista de Observação que será utilizada para avaliar o desempenho oral. (vide secção Documentos).
* preferencialmente com gravação