APP - Materiais Didácticos
Guia do Aluno
Guia do Professor
Documentos
Guia do Aluno
Canções de variação
O Português seria uma abstracção se não se concretizasse quer na variedade que se fala em cada região ou país, quer no acervo de vocábulos e frases incluído nos livros que o estudam.

A variação do Português verifica-se a diferentes níveis e envolve diferentes tipos de estudo. Vamos trabalhar um pouco das variedades do Português através da exploração de canções que nos chegam de outros países.

Primeiro é preciso consultar, na secção Documentos, o texto que permite realizar a tarefa pedida com algum rigor.
Depois, é altura de ouvir os 3 excertos seleccionados que aqui deixamos. No caso de ser difícil abrir ou ouvir estes ficheiros, sugerimos a sua substituição pela audição destas músicas ou de outras com a mesma origem geográfica a partir de CD audio.



Brasil
Espanha (Galiza)


Cabo Verde

 

 


"Upa Neguinho" - Elis Regina


"Barqueiros de Ribadavia" -Leixaprén




"Miss Perfumado" - Cesária Évora




Segue os passos que aqui te deixamos.

Procedimentos de Realização

  1. Os participantes são divididos em grupos de 4.
  2. Cada grupo recebe o ficheiro de som com a canção ou excerto seleccionado, devidamente identificado.
  3. A cada dois grupos será dado o mesmo excerto documental de modo a que, no final, seja debatida em grande grupo a análise resultante de trabalhos distintos sobre o mesmo documento.
  4. Cada grupo faz a audição do seu excerto de modo a não perturbar a escuta dos colegas e compara a variedade documentada no registo ouvido com a do Português Padrão. A ideia é seleccionar e registar duas a três marcas representativas das diferenças encontradas, tendo como base de análise os planos prosódico, fonológico, lexical, morfológico e sintáctico.
  5. Durante 15 ou 20 m, consultam os materiais postos à disposição pelo professor e o texto disponível na secção Documentos.
  6. Registam na tabela de cinco entradas, em papel ou directamente no computador, os traços linguísticos diferenciadores encontrados, num ou mais planos. 
  7. Cada grupo escolhe um porta-voz que, durante 3 minutos, faculta a todos a audição do documento de trabalho e apresenta os resultados da análise feita. Não deverão ser admitidas interrupções.
  8. Após a avaliação, em grande grupo, das duas análises elaboradas sobre um mesmo excerto ouvido, é produzida a respectiva versão final.
Imprimir esta página