Descrição Genérica
Canções de variação é uma actividade
para exploração da compreensão oral, mais especificamente para o estudo
das variedades do Português através da exploração
de canções que nos chegam de outros países.
Deverá ser desenvolvida num contexto de ensino-aprendizagem onde seja adoptada
uma metodologia de trabalho de grupo. Pressupõe-se que os participantes já
estão ambientados nesse tipo de trabalho no que respeita a técnicas de organização
de grupos e formas de gerir a respectiva participação. Depois de dividir a
turma em grupos, de modo a que cada grupo tenha acesso a um computador multimedia
com colunas de som, atribua a cada grupo o ficheiro de som com a canção
ou excerto seleccionado, devidamente identificado. Os alunos podem contribuir
para a realização desta actividade, disponibilizando CDs pessoais.
A cada dois grupos será dado o mesmo excerto documental de modo a que,
no final, seja debatida em grande grupo a análise resultante de trabalhos
distintos sobre o mesmo documento. Cada grupo faz a audição
do seu excerto de modo a não perturbar a escuta dos colegas e compara
a variedade documentada no registo ouvido com a do Português Padrão.
A ideia é seleccionar e registar duas a três marcas representativas
das diferenças encontradas, tendo como base de análise os planos
prosódico, fonológico, lexical, morfológico e sintáctico.
Os documentos de consulta e de trabalho estão disponíveis
na secção Documentos
Procedimentos de Realização em sala de aula (90m)
A actividade organiza-se em 3 partes:
1ª - Após a audição
do excerto documental, dar a cada grupo 15 ou 20 minutos de preparação,
pondo à sua disposição materiais de consulta do tipo:
gramáticas, textos informativos sobre variação linguística,
dicionários... Durante o período de preparação,
os alunos registam numa tabela de cinco entradas, em papel ou directamente
no computador, os traços linguísticos diferenciadores encontrados,
num ou mais planos.
2ª - Cada
grupo escolhe um porta-voz que, durante 3 minutos, faculta a todos a audição
do documento de trabalho e apresenta os resultados da análise feita.
Não deverão ser admitidas interrupções.
3. Após
a avaliação, em grande grupo, das duas análises elaboradas
sobre um mesmo excerto ouvido, é produzida a respectiva versão
final.
Consulte o texto sobre variação
linguística e contacto entre línguas.(clique
aqui)