Guia do Aluno
Guia do Professor
Documentos
Guia do Aluno (3)
Pontuação e leitura

"A Imprensa no mundo das bruxas"


Actividade principal

1. Imagina que vais no metro e vês alguém que se esconde atrás de um jornal misterioso. Será uma bruxa? Será aquele um semanário da Bruxulândia, o tal país em que não acreditas, mas que andas a tentar descobrir onde fica?
Saber o que lêem as bruxas nos dias de hoje é indispensável.
Lê a mensagem secreta, "A Imprensa no mundo das bruxas", clicando sobre o nome do ficheiro imprensa.rtf.

2. Descodifica-a, usando 6 pontos finais. Encontrarás uma mensagem com seis períodos.

3. A tua mensagem passará a ser real, se consultares o caldeirão gramatical donde sairão as fórmulas mágicas, as misteriosas normas de pontuação que são tão difíceis de captar a olho nu. Terás de escolher as normas secretas que servem aos sinais que usaste.

Instruções básicas

A. Abre o ficheiro imprensa.rtf e guarda-o no teu computador ou numa disquete. Depois, a partir do programa WORD, volta a abrir este ficheiro.

B. Coloca o cursor no local onde pretendes colocar o sinal de pontuação que queres inserir. Digita-o com a respectiva tecla.

C. Repete este procedimento até considerares todos os sinais correctamente inseridos.

D. Coloca o cursor no início do parágrafo e abre o espaço que marca o início de parágrafo, clicando na tecla de avanço e espaçamento. Coloca o cursor no início do texto.

E. Clica no caldeirão o sinal de pontuação que pretendes justificar. Selecciona a(s) norma(s) adequada(s) e transcreve-a(s) na folha do texto que organizaste.

F. Corrige com o teu professor/a e imprime a versão final.

Se quiseres experimenta aqui:


Depois de acabares imprime e entrega ao teu professor...
ou então envia por e-mail...

E-mail do teu professor:

O teu nome:

O teu e-mail:

A tua turma: O nome da tua escola:

Envia-lhe uma mensagem:



Guia do aluno (1) (2) < > (4) (5) (6) (7) (8)



Lar, Azedo Lar

Café da Manhã

O Banho Matinal

Compras Agitadas

Lições de Feitiço

Grandes festas

Entrada - Caldeirão Gramatical

Imprimir esta página