Guia do Aluno
Guia do Professor
Documentos
Guia do Aluno (4)
Pontuação e leitura

"Café da manhã"


Actividade principal

1. A alimentação das bruxas tem sido um mistério bem guardado e nem mesmo as fadas conhecem as receitas fabulosas que atraíram "Hansel e Gretel" à deliciosa casinha de chocolate. Mas a partir de agora tudo se vai revelar e em breve poderás variar o teu café com leite matinal, passando a tomar um café da manhã à moda das bruxas.

2. Lê a mensagem secreta, "Café da Manhã", clicando sobre o nome do ficheiro cafe.rtf.

3. Descodifica-a, usando 5 pontos finais. Encontrarás um parágrafo com 5 períodos.

4. A tua mensagem passará a ser real, se consultares o caldeirão gramatical donde sairão as fórmulas mágicas, as misteriosas normas de pontuação que são tão difíceis de captar a olho nu. Terás de escolher as normas secretas que servem aos sinais que usaste.

Instruções básicas

A. Abre o ficheiro cafe.rtf e guarda-o no teu computador ou numa disquete. Depois, a partir do programa WORD, volta a abrir este ficheiro.

B. Coloca o cursor no local onde pretendes colocar o sinal de pontuação que queres inserir. Digita-o com a respectiva tecla.

C. Repete este procedimento até considerares todos os sinais correctamente inseridos.

D. Coloca o cursor na primeira palavra e abre o espaço que marca o início de parágrafo, clicando na tecla de avanço e espaçamento.

E. Clica no caldeirão o sinal de pontuação que pretendes justificar. Selecciona a(s) norma(s) adequada(s) e transcreve-a(s) na folha do texto que organizaste.

F. Corrige com o teu professor/a e imprime a versão final.

Se quiseres experimenta aqui:


Depois de acabares imprime e entrega ao teu professor...
ou então envia por e-mail...

E-mail do teu professor:

O teu nome:

O teu e-mail:

A tua turma: O nome da tua escola:

Envia-lhe uma mensagem:



Guia do aluno (1) (2) (3) < > (5) (6) (7) (8)



Lar, Azedo Lar

A Imprensa no Mundo das Bruxas

O Banho Matinal

Compras Agitadas

Lições de Feitiço

Grandes festas

Entrada - Caldeirão Gramatical

Imprimir esta página