“Em abril leituras mil”, com o LER CONSIGO

O projeto LER CONSIGO, de valorização da leitura, levado a cabo pela APP desde 2004, vai decorrer ao longo dos meses de abril e maio. Consulte as informações sobre o projeto.

LER CONSIGO, 2013: “Em abril, leituras mil”

(Consultar o histórico(2004-2012)

«Quem não se lembra como eu daquelas leituras de férias, que sucessivamente escondíamos nas horas mais serenas e imaculadas do dia para lhes poder dar abrigo. De manhã, ao regressar do parque, quando todos tinham partido para “dar um passeio”, eu deslizava para a sala de jantar, onde, até à ainda distante hora do almoço, ninguém entraria, além da velha Felícia, relativamente silenciosa, e onde apenas teria como respeitosos companheiros da leitura os pratos pintados pendurados nas paredes, o calendário, cuja folha da véspera tinha sido recentemente rasgada, o relógio de parede e o fogo da lareira, que falam sem pedir que lhes respondam e cujas doces propostas desprovidas de sentido não vêm, como as palavras dos homens, dar um sentido diferente às palavras que estamos a ler.» (1)
Marcel Proust,  Sobre a leitura

*******************************************************************************************************************

No presente ano e atendendo ao calendário escolar, a APP decidiu implementar o projeto LER  CONSIGO no mês de abril, designando-o por “Em abril, leituras mil”.

O projeto mantém o grande objetivo que lhe deu origem, o de valorização da leitura, através da participação de diferentes elementos da comunidade, podendo  prolongar-se pelo terceiro período escolar.

Solicitamos aos docentes que decidam participar com as respetivas turmas, a partilha da experiência levada a cabo na escola onde lecionam ilustrando-a, se possível, com imagens.

O texto relativo ao projeto  a enviar à APP  – aprofport@app.pt – deverá conter uma breve apresentação do/s leitor/es escolhidos e, caso se torne viável, a inclusão de um relato coletivo dos alunos, no qual deem conta da forma como decorreu a iniciativa.

A fim de tornar o projeto mais participado, a APP sugere uma articulação entre os coordenadores das bibliotecas escolares e os professores de Português que pretendam participar na presente iniciativa.

Encontramo-nos recetivos a sugestões enviadas pelos participantes, no sentido de trazer alguma novidade à presente atividade de promoção da leitura.

Consultar o histórico do projeto LER CONSIGO (2004-2012)

***********************************************************************************

(1)

«Qui ne se souvient comme moi de ces lectures  faites au temps des vacances, qu’on allait cacher successivement dans toutes celles des heures du jour qui étaient assez paisibles et assez inviolables pour pouvoir leur donner asile. Le matin, en rentrant du parc, quand tout le monde était parti « faire une promenade », je me glissais dans la salle à manger, où, jusqu’à l’heure encore lointaine du déjeuner, personne n’entrerait que la vieille Félicie relativement silencieuse, et où je n’aurais pour compagnons, très respectueux de la lecture, que les assiettes peintes accrochées au mur, le calendrier dont la feuille de la veille avait été fraîchement arrachée, la pendule et le feu qui parlent sans demander qu’on leur réponde et dont les doux propos vides de sens ne viennent pas, comme les paroles des hommes, en substituer un différent à celui des mots que vous lisez.»

Marcel Proust  (1994). Sur la lecture. Paris: Éditions Mille et une nuits, pp. 8-9 (1 ª edição, 1904).