Apresentação: O ensino do Português e da Matemática nos primeiros ciclos do ensino básico coloca desafios prementes aos professores. Estes desafios apelam a uma reflexão conjunta e podem beneficiar muito dessa partilha.
Neste sentido, a APP e a APM convidaram os professores a participar no seu primeiro encontro, cuja temática envolveu os seguintes tópicos:
– a transversalidade das aprendizagens, tendo em conta uma gestão mais flexível do currículo;
– estratégias adequadas para colmatar dificuldades no ensino e na aprendizagem da Matemática e do Português;
– enquadramento de atividades nos documentos de referência para o ensino e a aprendizagem do Português e da Matemática;
– lançamento de um projeto APM-APP.
16 de setembro de 2015 (18h – 21h)
Local:
FCSH da Universidade Nova de Lisboa – Auditório 2 – Torre B
Organização:
Associação de Professores de Matemática (APM); Associação de Professores de Português (APP)
Destinatários:
professores do ensino básico
Tema:
«mais do que ler, escrever e contar: o ensino do Português e da Matemática hoje»
Parceiros:
FCSH – UNL
Inscrição:
gratuito para sócios da APM e da APP
10€ para os restantes
Formato:
encontro de fim de tarde com duas sessões plenárias
17h30: acolhimento e receção
18h00: abertura do encontro pelas presidentes das duas associações e diretor da UNL
18h15: Ensinar Matemática e Português, para quê?
João Pedro da Ponte (IE-UL) e João Costa (FCSH – UNL)
19h15: Pausa
19h30: O ensino do Português e da Matemática, partilha de experiências
Cristina Loureiro, Encarnação Silva, ESE Lisboa; Paulo Feytor Pinto, ESE Setúbal; Maria João Horta, EDUCOM, FCT-UNL.
20h30: Lançamento de um projeto APM-APP; ano 1 do projeto com foco especial no 1.º ceb.
20h45: Conclusões e encerramento
*************************************************************************************
Fotos do encontro: 1 – 2 – 3 – 4
*************************************************************************************
ARTIGO DE REFLEXÃO SOBRE O ENCONTRO
Contacto: secretaria@app.pt