É com muita satisfação que a APP noticia o sucesso da 2.ª edição do
Encontro da Rede Interdisciplinar
PROGRAMA
(Clique no programa acima e volte a clicar para o ver maior, com a ferramenta do seu “browser”)
Apresentação do encontro
O desafio da interdisciplinaridade convida-nos a olhar para as aprendizagens dos nossos alunos de uma forma mais integrada — como a própria vida e o modo como dela nos tornamos protagonistas — dando passos no sentido de ultrapassar currículos demasiado espartilhados, prescritivos, receituários de soluções desajustadas à construção do saber e do saber fazer. Convida-nos também a olhar para a nossa prática e para a nossa “disciplina” de uma forma menos autossuficiente, isolada, sequencial, mais humilde e mais relacional. Por isso mais exigente para professores e alunos.
Na sequência do 1.º encontro Interdisciplinaridade: projetos e desafios, realizado a 3 de março de 2018 e organizado pela APEM, a APEVT, a APM e a APP, em colaboração com o IE-UL, estas mesmas entidades propõem-se dar continuidade a essa iniciativa e realizar o 2.º encontro sobre a mesma temática da interdisciplinaridade, dirigido aos professores do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Educação Visual e Educação Tecnológica.
Neste Encontro pretendemos oferecer elementos de reflexão e aprofundamento, através das conferências com temáticas enquadradoras, proporcionar o debate sobre projetos e experiências e refletir em conjunto nos desafios que podemos encontrar no quotidiano escolar.
Pretendemos assim, alcançar, entre outros, os seguintes objetivos:
- valorizar a gestão da articulação horizontal do currículo e a mobilização do conhecimento;
- promover o trabalho interdisciplinar como dinâmica centrada no papel dos alunos enquanto autores;
- fortalecer o espírito de grupo, a capacidade para interagir socialmente e para praticar a interdisciplinaridade.
O 2.º Encontro “Interdisciplinaridade: Projetos e desafios” realiza-se no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no dia 23 de fevereiro de 2019 e será certificado como ação de curta duração (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º).
INSCRIÇÃO
Para aceder ao formulário de inscrição, clique no cartaz acima.
CONCLUSÕES
O 2.º encontro Interdisciplinaridade: projetos e desafios contou com a participação de professores das quatro áreas curriculares que integram a rede interdisciplinar e de investigadores em educação e ensino. Na sessão prática, os participantes envolveram-se na dinâmica criada pela estratégia de trabalho World Cafe: professores de vários níveis de ensino a lecionar diferentes disciplinas, questionaram, refletiram, encontraram ideias fortes, sobre as orientações curriculares e os temas que decorrem da aplicação dos documentos de referência para os ensinos básico e secundário.
Foram objeto de questionamento e reflexão a Autonomia e a flexibilidade curricular, as Práticas pedagógicas à luz desse princípio de ação, a Interdisciplinaridade e as Aprendizagens Essenciais. As AE mereceram uma atenção especial, tendo sido referido que, tratando-se de aprendizagens estruturantes, não podem ser confundidas com aprendizagens mínimas.
Na apresentação das conclusões, teve-se presente a promulgação do Decreto-lei n.º 55/2018 e as portarias e despachos que o regulamentam. Nesse sentido, insistiu-se na necessidade de os professores aproveitarem esta janela de oportunidades que lhes está a ser aberta, possibilitando a gestão autónoma de uma percentagem do currículo e práticas de flexibilidade curricular, com o foco no desenvolvimento das competências transversais definidas nas dez áreas de competência do Perfil dos alunos e nas aprendizagens essenciais de cada disciplina.
O 13.º ENAPP – PERCURSOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM PORTUGUÊS: DOS PROJETOS ÀS PRÁTICAS , a 12 e 13 de abril, em Leiria, permitirá dar continuidade a este desafio de natureza curricular e pedagógica, contribuindo para a transformação das práticas de ensino e da cultura profissional docente.
FOTOGRAFIAS DO ENCONTRO
1–2–3–4–5