VI Jornadas pedagógicas APP – “A propósito da leitura e da escrita”

Formadores: Carla Silva, Luís Filipe Redes e Teresa Monteiro Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Número de horas: 6 horas a distância Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: 7 de maio de 2022, 9h00 - 12h30 e 14h00 - 17h00

VI JORNADAS PEDAGÓGICAS DA APP | ACD

A propósito da leitura e da escrita

Formadores: Carla Silva, Luís Filipe Redes e Teresa Monteiro
Modalidade: Ação de curta duração/ Formação a distância
Número de horas: 6 horas a distância
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: 7 de maio de 2022, 9h00 – 12h30 e 14h00 – 17h00
Número máximo de inscritos: 100 participantes (prioridade a sócios)

 

Texto de apresentação

A aprendizagem da leitura e da escrita na escola, tradicionalmente atribuída à disciplina de Português, vê-se na atualidade enquadrada no campo mais vasto da literacia que excede os limites curriculares dessa disciplina, mas que não deixa de colocar ao professor de Português novas exigências, num contexto em que aparece como o especialista da língua.

Nestas jornadas pedagógicas, pretendemos dar atenção aos géneros que se praticam em várias disciplinas, tanto na leitura como na escrita, implicando necessariamente uma perspetiva interdisciplinar que mostra como a mesma temática pode ser tratada de modos e tipos de textos tão diversos como, por exemplo, a poesia, a exposição de ciências da natureza ou os enunciados de matemática. Como tem sido apontada, ao Português, a origem de alguma dificuldade de aprendizagem das matérias de outras disciplinas, impõe-se a necessidade de conhecer as exigências de conhecimento linguístico dos textos praticados e as respostas que podem ser dadas por projetos que incluem e alargam o sentido da didática.

No que é específico da nossa disciplina, destaca-se a aprendizagem da leitura e da escrita poética e ficcional, que podem ter tanto de lúdico como de esforço e de trabalho.

 

Objetivos:

Com esta ação de curta duração pretende-se:

  • Articular a leitura e a escrita com as ciências, as artes e as tecnologias digitais.
  • Reconhecer a importância da linguagem multimodal na exploração de textos híbridos.
  • Reconhecer o contributo da investigação em neurociências no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita.
  • Promover a leitura, através do reconhecimento da língua como instrumento de comunicação e reflexão.
  • Promover a escrita, através de projetos que envolvem os alunos e recuperam o prazer de escrever com desafios vários e a partilha de ferramentas de edição.
  • Divulgar projetos interdisciplinares que articulam a leitura e a escrita com diferentes áreas, artes, literacias e ferramentas.

 

Conteúdos:

  • A história da aprendizagem da leitura e da escrita.
  • A leitura multimodal e o processo de construção de sentidos.
  • A articulação interdisciplinar das humanidades, artes e ciências.
  • As tecnologias digitais na aula de Português.
  • O papel dos projetos integradores de aprendizagens essenciais.

 

Bibliografia fundamental

  • Batista, Adriana et al. (2015). I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. 17th European Conference on Developmental Psychology (Braga, Portugal, September 8-12, 2015)
  • Baptista, A., Viana, F. L., & Barbeiro, L. (2011). O ensino da escrita: dimensões gráficas e ortográficas. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
  • Caldas, Alexandre Castro (2016). A Vida do Cérebro – da gestação à idade avançada. Verso da Kapa.
  • Dehaene, Stanislas (2012). Os Neurônios da Leitura. Penso.
  • Santos, Margarida Fonseca (2013). Escrita em dia. Clube do Autor.
  • King, Stephen (2020). Escrever. Bertrand.
  • Ó, Jorge Ramos do (2019). Fazer a Mão. Por uma escrita inventiva na universidade. Edições do Saguão.
  • Ordine, Nuccio & Gouveia, Regina (2017). A Utilidade dos Saberes Inúteis. FFMS.
  • Nunes, M.V., Caldas, A. C. (2012). Neurociências e Cognição. Universidade Católica.

 

A propósito da leitura e da escrita

 

Programa

Hora Evento
09:00 Abertura
09:15 Luís Filipe Redes e João Pedro Aido – Associação de Professores de Português
As nuvens de Kelvin e o prazer (de escrever)
10:15 Adriana Baptista – Instituto Politécnico do Porto
Como se lê o que se vê – literacia multimodal 
11:15 Pausa
11:30 Marina Duarte – Oceanário de Lisboa
Ler o mar
12:00 Manuela Encarnação – Associação Portuguesa de Educação Musical  & Filomena Viegas – Associação de Professores de Português
Articulação da música com a poesia e a escrita –  o projeto “Cantar Mais” e o concurso “Canção à espera de palavras”
12:30 Almoço
14:00 Maria Vânia Nunes – Instituto das Ciências da Saúde, Universidade Católica
Aprender a ler e a escrever: O que exige e o que dá ao nosso cérebro
15:00 Margarida Fonseca Santos – Escritora
Re-Word-It – Um olhar sobre a escrita, a leitura e a metacognição num ensino em mudança
16:00 Pausa
16:15 Lucília Nogueira – Agrupamento de Escolas Verde Horizonte & Mauro Figueiredo – Universidade do Algarve
Projetos de leitura e escrita num contexto de gamificação na plataforma MILAGE APRENDER+
17:00 Encerramento