Amor Veneris

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é a primeira exposição do mu sex – Museu Pedagógico do Sexo, que está patente no Palácio Anjos, em Algés, até ao final do ano.

Com base numa abordagem curatorial de caráter científico e artístico em torno do universo do prazer feminino, a exposição, que tem curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente, pretende promover uma experiência pedagógica, lúdica, provocadora e irreverente – interpelando e mobilizando o público, consciencializando-o para a importância do prazer sexual feminino e refletindo sobre temas indissociáveis da vivência da sexualidade.

Esta exposição organiza-se como uma viagem que parte de uma escolha individual: entrar com ou sem consentimento. Entrar sem consentimento é forçar uma entrada, o que, neste contexto, significa que se exerceu um ato de violência sexual sobre a mulher. Entrar com consentimento significa viver uma viagem que implica uma multiplicidade de camadas e de referências, um confronto com discursos de artistas, um conjunto de experiências sensoriais e um sentido global de entendimento da sexualidade feminina e do seu prazer.

O confronto discursivo faz-se com as obras de artistas como Alice Geirinhas, Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri — Gang du clito, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes da Silva e Teresa Crawford Cabral.

Alguns destaques entre muitas obras a não perder: a arte genital do britânico Jamie McCartney, a força da obra da jovem artista Sara Maia, na sala onde também se encontra Paula Rego, as fotos de Noé Sendas, a criatividade reflexiva das ninfas de Teresa Crawford Cabral, a cliteracia enquanto instalação textual da artista e fotógrafa Sophia Wallace, a brilhante instalação de vídeo da atriz, cenógrafa, fotógrafa, pintora e cineasta Ana Rocha de Sousa, autora do multipremiado filme Listen, ou as lições sensoriais de narrativas pessoais de Cláudia Camacho, a primeira mulher perfumista independente, em Portugal.

 

Fonte da imagem aqui.