A efeméride vai decorrer durante a tarde no Auditório e na Biblioteca Municipais. Para as 14 hora, no auditório, está previsto o arranque do «Seminário Comemorativo do Primeiro Centenário da Morte de Cândido Figueiredo».
A iniciativa contará com quatro preleções: «Logos – Linguagem – Linguística», por José Antunes; «Cândido de Figueiredo e a missão do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua», por Frederico Duque dos Santos; «O prescritivismo de Cândido de Figueiredo e o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa», por Carla Marques; e «Caturrices e arrelias orientalistas: Cândido de Figueiredo vs. Vasconcelos Abreu», por Marta Pacheco Pinto. O seminário encerrará com uma leitura encenada de poemas de Cândido de Figueiredo por José Rui Martins, do Trigo Limpo – Teatro ACERT.
Seguir-se-á depois, já na Biblioteca Municipal, pelas 17h30, a inauguração da exposição «Cândido de Figueiredo: 100 anos», que reunirá um conjunto de livros do autor (várias edições) e da sua biblioteca, bem como alguns postais e missivas manuscritas pelo próprio. Estarão também em exposição edições das obras de Cândido de Figueiredo que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal. A mostra estará patente de 27 de setembro a 27 de outubro.
As celebrações encerrarão, pelas 18 horas, com a apresentação da nova edição do livro Contos e Narrativas, de Cândido de Figueiredo, por Joana Simões, da editora Virtudes Outonais. Trata-se de uma edição comemorativa do primeiro centenário da morte do autor.
De assinalar que a Biblioteca do Ciberdúvidas, cujo catálogo pode ser consultado aqui, inclui várias obras de Cândido de Figueiredo, algumas das quais em 1.ª edição, como se pode verificar nesta lista das obras da biblioteca. Esperamos por si na sede da APP!
Programa e fonte da imagem aqui.