Citação da semana – 18.out.24

Citação da semana – Lourenço Medeiros

«De acordo com a NewsGuard, uma organização que controla a desinformação, desde maio de 2023 o número de sítios web que alojam artigos falsos criados por IA [inteligência artificial] aumentou mais de 1000%. Por isso, a frase «não acredites em tudo o que lês na internet» pode ser adaptada para «não acredites em tudo o que a IA te diz». No entanto, não podemos negar que a infiltração da IA na aprendizagem já está a acontecer. No futuro, um ponto crucial da educação será a aprendizagem da literacia em IA.»

Lourenço Medeiros (2024). A IA está a mudar a forma como aprender… e ensinar. Expresso em linha em 3 de outubro de 2024.

 

Fonte da imagem aqui, num artigo que refere que «Na China existem mais de 80 mil escolas rurais em aldeias de todo o país. Muitas delas enfrentam um declínio devido à falta de professores, ao acelerar da urbanização noutros locais e à quebra do número de alunos. Através de um programa de ensino voluntário, os professores utilizam um esquema de aulas basea­do em IA para ensinar remotamente, o que ajuda a filtrar conteúdos inadequados e gera tarefas pós-aula para os alunos. O programa também ajuda a alargar o leque de disciplinas ensinadas nas escolas, o que poderá reduzir o fosso educativo entre as crianças das zonas rurais e urbanas. Mas, além do programa de ensino voluntário chinês, existem aplicações mais gerais de IA na aprendizagem extracurricular, ou seja, na tutoria, que utiliza algoritmos para criar esquemas de aprendizagem personalizados e adaptados a cada aluno, tal como faria um tutor humano.»