Citação da semana – 19.set.25

Citação da semana – Eduardo Batarda

«Num texto seu diz ser um pintor lento. Porquê?
Porque não trabalho muito e depois porque estou longos períodos sem fazer nada. O trabalho é muito absorvente e quando estou a pintar quase não consigo fazer mais nada. Depois, sou lento porque quando trabalho arranjo sempre maneiras de ser lento. À medida que o tempo foi passando fui-me metendo em coisas mais difíceis e lentas: a técnica, a escala, tudo. Mesmo quando regressei às telas e à pintura em acrílico inventei formas de ser lento.

Um tempo lento que é uma opção?

Nem sempre. Às vezes escolho deliberadamente a pior solução e penso: qual é a coisa de que as pessoas vão pensar o pior? Então é assim que faço.»

 

Eduardo Batarda (2011). Eduardo Batarda: um pintor oblíquo. Público em linha, 23 de novembro de 2011.

 

 

 

«O pintor Eduardo Batarda, artista com uma obra influente e multifacetada que vai da pop à abstracção, morreu esta manhã em Lisboa, na sequência de uma doença degenerativa, informaram as galerias Miguel Nabinho e Pedro Oliveira e a família, em comunicado. Tinha 81 anos. Era um artista erudito e exigente, que pensava através do seu trabalho o papel da história da arte na própria pintura e o lugar da imagem na sociedade contemporânea.» – lê-se no texto-obituário que Isabel Salema e Isabel Coutinho escreveram no jornal Público e que pode ser lido aqui.

 

Entrevista aqui.

 

Fonte da imagem aqui.