«Que devo fazer para que o meu filho de 13 anos deixe o telemóvel, apague o YouTube e pegue num livro sem que tudo isto pareça um castigo?
Em primeiro lugar, é necessário começar cedo. A um adolescente que não lê não se pode colocar um livro nas suas mãos e dizer: «Está bem, agora lê.» Isso é como dizer a um tetraplégico que suba ao Everest. É necessário que os livros façam parte da rotina e da identidade das crianças desde que são muito pequenas, é necessário que a leitura faça parte delas. Hoje em dia, há muitos jovens que se veem como gamers (jogadores de videojogos) e que experimentam um forte sentimento de pertença a essa comunidade. A ideia aqui é conseguir que a criança se sinta como um reader (um leitor) e que se orgulhe disso. Nunca seremos leitores se ler é doloroso. Há que evitar o fracasso e conservar o prazer.»
Michel Desmurget (2025). Cómo salvar a una generación de ‘cretinos digitales’: «Darle un libro a un adolescente que nunca ha leído es como mandar a un tetrapléjico a escalar el Everest». El Mundo em linha, 13 de março de 2024. [Tradução de João Pedro Aido.]
Fonte da imagem aqui, em que o investigador francês em neurociência explica o que é um leitor, distinguindo leitura de descodificação: «Por isso, diria que um leitor é aquela pessoa que compreende.»:
«Gadamer decía que un lector es alguien que entiende. Un lector es alguien que entiende y que es capaz de descodificar. A veces reducimos la lectura a simplemente eso. Se dice que los niños aprenden a leer al principio de primaria. En realidad, aprenden a descodificar y un lector no es eso. Si yo quiero jugar al tenis, me darán una raqueta; pero yo no diré que soy Nadal por que la tenga en la mano. Y no es la raqueta la que te convierte en tenista. Lo mismo pasa con la lectura. Se tiende a pensar que, porque somos capaces de hablar, de intercambiar así en lo oral, se es capaz de leer. La respuesta es que no, porque la lectura es casi una segunda lengua. Lo escrito es casi como aprender una lengua nueva. Por tanto, diría que un lector es aquella persona que comprende.»