Citação da semana – 4.out.24

Citação da semana – Vivaldi e as incertas quatro estações

«Para retratar um futuro no qual o mundo falhou ao não agir decisivamente contra o aquecimento global, orquestras, ativistas e cientistas recompõem As Quatro Estações, de Vivaldi, utilizando Inteligência Artificial e dados ambientais pós-mudanças climáticas. Escrita há três séculos, a obra é uma representação musical de cada estação influenciada pelos ritmos naturalmente produzidos ao longo do ano solar.

As (Incertas) Quatro Estações combina teoria musical com um sistema de modelagem computacional para gerar algoritmicamente variações regionais da composição original de 1725 de Vivaldi. O algoritmo altera a partitura musical, representando as mudanças previstas na precipitação, biodiversidade, elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos nos relatórios da IPCC (Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas).»

 

Apresentação do projeto desenvolvido pela AKQA e Jung von Matt, em parceria com o compositor Hugh Crosthwaite e o Centro de Pesquisa de Comunicação sobre Mudanças Climáticas da Monash University, Austrália: As Quatro Estações, de Vivaldi, são, assim, recompostas com ajuda da IA, tendo em conta as alterações climáticas que modificam as estações do ano em várias cidades de todo o mundo. Em cada cidade, as ‘quatro estações’ são, por isso, diferentes – nas Maldivas, em Seul, em Bremen, Amsterdão, Caracas, Cidade do Panamá, São Paulo, entre outras.

 

Experiência da recomposição das Quatro Estações aqui.

 

 

Fonte da imagem aqui.