Comentário às provas de aferição de Português e Estudo do Meio, 2.º ano | 2024

A prova de aferição de Português e Estudo do Meio do 2.º ano foi realizada em modo digital a 11 de junho.

A prova de aferição de Português e Estudo do Meio do 2.º ano foi realizada em modo digital a 11 de junho e está disponível aqui: Testes | IAVE. Adequa-se aos documentos curriculares deste nível de ensino e à idade dos alunos.

Inclui itens de compreensão de três textos: um texto expositivo oral que tem como tema “o javali”, um texto expositivo escrito sobre “a diversidade dos animais” e uma fábula escrita que tem animais como personagens. 

Predominam as questões de múltipla escolha com três alternativas em todo o enunciado. No primeiro texto, é assim explorado o conteúdo explicitado. Um último item trata do tema e do género através da seleção de uma frase que particulariza esses conceitos ao nível do que o aluno pode observar no texto. 

O segundo texto refere-se a caraterísticas essenciais da vida animal, tais como o habitat, a reprodução, a locomoção, o revestimento e a alimentação. As questões incluem o conteúdo lido e itens gramaticais, nomeadamente a variação dos adjetivos em género e a distinção entre verbos e nomes em contextos em que o aluno faz alguma experiência linguística em vez de se ater a uma mera classificação. Os conteúdos de estudo do meio também são explorados com itens que levam o aluno a observar e a concluir.

A compreensão do texto narrativo é feita com questões de seleção e apenas uma de resposta escrita. Abordam a ideia principal da história, a sequência de ações, o estado de espírito da personagem e o percurso em que se representa graficamente uma frase sobre o movimento da personagem em termos das opções entre direita e esquerda.

O texto selecionado tem algumas debilidades que não parecem perturbar a prova, como seja o facto de tratar com artigo definido alguns animais e outros com artigo indefinido. Na primeira referência, o animal deveria ter artigo indefinido, pois nada o singulariza na história, ao ponto de o nome comum ser elevado a nome próprio, a não ser que se queira sugerir que esse animal é um ser único, o que é regra em histórias tradicionais em que cada personagem representa uma espécie, mas que não é o que se infere desta em que o próprio urso é referido como “o grande urso da floresta”, deixando em aberto a possibilidade de haver outros ursos eventualmente menores.

O exercício de escrita final dá os passos a cumprir na elaboração de uma história oferecendo a possibilidade de o teste ser também uma oportunidade de aprendizagem.

Concluindo, é um enunciado bem elaborado, com textos de diferentes géneros tematicamente relacionados, que integra muito bem Português e Estudo do Meio.