Milage Aprender+ Conquista o Português
Milage Aprender+ é uma plataforma digital educativa que procura incentivar uma aprendizagem mais autónoma centrada no aluno – e apoiar os professores a inovar a sua metodologia de ensino com recurso à tecnologia.
Agora também os pais e encarregados de educação podem usar a Milage Aprender+ gratuitamente e assim acompanhar o trabalho dos seus filhos e educandos. É mais um passo para que todos participem e percebam a importância do trabalho que todos realizamos para que os alunos estejam mais motivados para aprender, que melhorem os seus resultados académicos e que desenvolvam também competências transversais, tal como acontece nesta plataforma.
Com essa finalidade, vai ser realizada uma sessão de formação, para pais e encarregados de educação, no dia 2 de abril, pelas 21 horas, para mostrar como poderão usar a plataforma Milage.
Inscrição aqui.
A plataforma Milage Aprender+ tem tido a colaboração da APP na modalidade Conquista o Português. O desafio que se colocou foi o seguinte:
i. Em Português, os resultados dos alunos na avaliação externa (e nos estudos internacionais) são tendencialmente fracos numa série longa de resultados e revelam dificuldades persistentes. Exemplos:
– Os itens – sobretudo de Leitura e Gramática – que se aproximam do modelo dos exames / provas finais de ciclo tendem a revelar-se menos difíceis (apesar de poderem ter maior complexidade);
– Os alunos têm maior dificuldade com competências mais complexas de leitura, associadas a itens de maior complexidade cognitiva (fazer inferências, comparar ideias e textos, relacionar, pensar criticamente…);
– Muitas aulas, sobretudo em Educação Literária, centram-se em aspetos de análise literária em itinerários pedagógicos muito dependentes dos manuais;
– As aulas são tipicamente «textocêntricas», mas com pouca leitura e pouca escrita.
ii. Deste ponto de vista, de que modo o projeto Conquista o Português poderia responder a algumas das dificuldades que os alunos têm revelado de forma mais resiliente?
Alguns princípios subjacentes ao trabalho desenvolvido:
– Ajudar os alunos a desenvolverem competências mais complexas e aprofundadas de leitura;
– Incluir itens de construção, com modelos de resposta para os alunos poderem compreender os aspetos do conteúdo (em particular, de Leitura e de Educação Literária) e confrontarem a sua resposta com um modelo estruturado, correto e completo;
– Desenvolver alguns tópicos, aprofundando o conteúdo científico dos itens;
– Diversificar os géneros textuais e os autores representados:
9.º ano (até ao fim de março): texto expositivo (2x), peça de teatro, áudio de documentário televisivo, texto narrativo, crónica, poema.
12.º ano (até ao fim de março): texto expositivo-argumentativo (3x), poema (2x), texto narrativo (3x).
Autores representados (até ao fim de março): Agustina Bessa-Luís, Camões, Fernando Pessoa, Gonçalo Cadilhe, Gil Vicente, José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Onésimo Teotónio Almeida, Sophia, Teolinda Gersão, entre outros.
Nora Helmer
O Teatro Aberto tem em cena a peça Nora Helmer, um espetáculo de cinema e teatro com texto de João Lourenço e Vera San Payo de Lemos, a partir de Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, e Casa de Bonecas, 2.ª Parte, de Lucas Hnath.
A ação de Nora Helmer desenrola-se nos anos 50 e nos anos 70 do século XX e é apresentada primeiro em filme e, depois, representada ao vivo em palco.
Nora Helmer vive um casamento feliz com o marido e os três filhos, mas, num dia de Natal, a harmonia desfaz-se. Perante um problema grave, a falta de amor demonstrada pelo marido leva Nora a pôr em causa não apenas o seu casamento e o seu papel de mãe, mas também a sua educação desde a infância. A história de Nora Helmer torna-se, assim, o ponto de partida para um debate aceso sobre a família, o casamento e o lugar da mulher na sociedade.
Os sócios da APP usufruem de uma redução de 50% no valor do bilhete e oferta do programa do mesmo (normalmente vendido a 5€). Para tal, basta mostrar na bilheteira do teatro um comprovativo de que fazem parte da Associação de Professores de Português.
Mais informações e fonte da imagem aqui.