Da leitura à escrita, a emoção das palavras – 1.º e 2.º CEB

INSCRIÇÕES ABERTAS Formador(es): Paula Cristina Ferreira, Vitória de Sousa Modalidade: Curso / Formação a distância / 2023 Número de horas: 25 (17 horas síncronas; 8 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários:: Segunda-feira 06, 13, 20 e 27 de janeiro; 03 e 10 de fevereiro; das 18h30 às 20h30; Segunda-feira 24 de fevereiro; das 18h30 às 20h00.

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121289/23
Área de Formação: A- Área da docência
Custo da ação: sócia(o)s da APP: 40€; não sócia(o)s: 100€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade para sócios APP)

 

 


Objetivos:

Pretende-se capacitar os formandos para:
– a construção de contextos facilitadores para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita;
– a conceção e implementação de estratégias de animação de leitura e de escrita que tenham em conta as necessidades e/ou dificuldades dos alunos;
– a criação de materiais pedagógicos adequados ao desenvolvimento da leitura e da escrita;
– a elaboração de propostas de atividades interdisciplinares a partir do texto literário e não literário.

Conteúdos:

– Condições para a promoção da leitura e da escrita:
o professor como modelo explícito;
ambientes facilitadores;
situações significativas;
contextos de aprendizagem interdisciplinar.
– Da avaliação de diagnóstico à aprendizagem da leitura e da escrita:
diferentes momentos e tipos de atividades.
– Diferentes modos de leitura do texto literário e não literário e de escrita:
compreensão literal e compreensão inferencial;
leitura exploratória e leitura seletiva;
a escrita para compreensão de textos, para expressão de emoções e de saberes.
– Da leitura à escrita:
escrever à maneira de …;
escrever a partir de …;
escrever a propósito de … .
– As competências subjacentes ao processo de escrita:
caligráfica, fonológica, ortográfica, sintática e textual.
– O processo de escrita:
da planificação à textualização;
a revisão com enfoque na autocorreção e correção orientada.
– Pontes de interdisciplinaridade e contextos significativos de aprendizagem.

Metodologia e estratégias

– A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem a distância, através das plataformas Zoom e Moodle.
– Será usada a Plataforma Zoom, para 17 horas de trabalho síncrono, e a Plataforma Moodle, para 8 horas de trabalho assíncrono, bem como o correio eletrónico para interações pontuais.

Bibliografia fundamental

– Azevedo, F., & Balça, A. (2016). Leitura e Educação Literária. Edições PACTOR.

– Barbeiro, L., & Álvares Pereira, L. (2011). O Ensino da Escrita: a dimensão textual. DGIDC.

– Costa, Armanda, Sousa, Vitória, & Vasconcelos, Sofia (2010). Muitas Ideias, Um mar de palavras: Propostas para o ensino da escrita. Fundação Calouste Gulbenkian.

– Coutinho, M. A. (2019). Texto e[m] linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Colibri.

– Viana, L. et al. (2018). Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber. Edições Almedina.