Formadores: Carla Silva, Luís Filipe Redes e Teresa Monteiro
Dinamizadores convidados: Luís Santos (Presidente do Conselho Diretivo do IAVE), Paula Simões (Diretora dos Serviços de Avaliação Externa do IAVE), Rui Pires (Diretor dos Serviços de Formação e Supervisão do IAVE), João Pedro Aido (Vice-Presidente da APP)
Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância
Número de horas: 3 horas a distância
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: 7 de janeiro de 2022, 9h30 – 12h30
Número máximo de inscritos: 100 participantes (prioridade a sócios)
INSCRIÇÕES FECHADAS/ESGOTADAS
Texto de apresentação
A Associação de Professores de Português (APP), em reunião de direção e após uma auscultação aos sócios, considera que a desmaterialização da avaliação externa (DAVE) introduz um forte potencial de aperfeiçoamento das provas por permitir melhorar a fiabilidade na sua classificação e na validade dos resultados obtidos, possibilitando que os professores classificadores se possam especializar em determinados itens, nomeadamente nos de construção, e tudo isto num contexto em que esta mudança de paradigma é relevante do ponto de vista ecológico e económico.
No entanto, para esta mudança de paradigma, sintetizada neste documento do IAVE, poder ser também relevante de um ponto de vista didático e pedagógico, importa garantir a comparabilidade das provas numa série longa de resultados e responder a um conjunto grande de questões, preocupações e aspetos positivos colocados com esta mudança – e que podem ser agrupados em questões pedagógico-didáticas e questões técnicas, tal como se pode verificar neste documento da APP.
Objetivos
Com esta ação de curta duração pretende-se:
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- Discutir vantagens e desvantagens da digitalização e migração para a internet das provas de avaliação.
- Reconhecer o caso particular da avaliação digital de competências na disciplina de Português e as implicações que daí decorrem para algumas ações estratégicas decisivas.
- Compreender aspetos implicados na avaliação baseada em computador.
- Estudar as opções que se colocam no desenho e na configuração de instrumentos digitais de avaliação.
- Preparar professores e outros intervenientes para os processos implícitos na desmaterialização da avaliação externa.
- Analisar possíveis consequências (positivas e negativas) que a digitalização das provas pode ter no sistema de educação e nos próprios objetivos da avaliação externa.
- Analisar as implicações da DAVE na qualidade do sucesso, na equidade e no desafio de as competências do PASEO serem mais visíveis na avaliação externa.
Conteúdos
- O projeto de desmaterialização da avaliação externa proposto pelo IAVE.
- Aspetos positivos, questões pedagógico-didáticas e questões técnicas que esta mudança de paradigma coloca.
- Discussão e debate de ideias.
- Síntese dos principais argumentos e exemplos colocados em destaque no debate.
Bibliografia de trabalho
Hornink, Gabriel Gerber (2021, janeiro 27). IDEADIGITAL #30: Possibilidades para a avaliação online. Centro IDEA – Univ. Do Minho.
Amante, Lúcia, Oliveira, Isolina, & Gomes, M.ª João (2014). Avaliação digital nas universidades públicas. EUTIC 2014 Lisboa – O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos.
Black, P., & William, D. (2009). Developing the Theory of Formative Assessment. Educational Assessment. Evaluation and Accountability, 21, 5-31. https://doi.org/10.1007/s11092-008-9068-5
Pais, Hélder, & Candeias, Fernanda (2022). Avaliação Formativa Digital. Direção-Geral da Educação.