Vai realizar-se de 26 a 28 de junho, na NOVA FCSH, a 12.ª Conferência da Associação ARLE – International Association for Research in (L1) Education, em torno do tema Languages and Texts: Learning and Developmental Approaches. O evento é organizado no âmbito do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), em parceria com a Associação ARLE e com a colaboração do IELT (NOVA FCSH), do CIDTFF (Univ. de Aveiro) e da Câmara Municipal de Lisboa.
A conferência principal – que é antecedida de uma Research School e uma PhD Pre-Conference, nos dias 24 e 25 – conta com três sessões plenárias, a cargo de figuras de destaque na área: Gert Rijlaarsdam (University of Amsterdam, The Netherlands; Univesity of Antwerp, Belgium); João Costa (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal) e Sarah Levine (Stanford Graduate School of Education, USA); e inclui ainda um encerramento em estilo grand témoin, com outro nome de referência: Bernard Schneuwly (Université de Genève, Suiça).
Estão cerca de 270 pessoas inscritas, de diferentes proveniências (Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Chipre, Estónia, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Israel, Marrocos, Noruega, Suécia, entre outros). O evento atesta, portanto, a vitalidade da investigação que se faz, no mundo inteiro e em Portugal, sobre o ensino da língua materna (L1).
O programa e o livro de resumos estão disponíveis aqui