Debate | APP: Formação para pais e encarregados de educação

HISTÓRICO DA FORMAÇÃO O envolvimento dos encarregados de educação na escolaridade dos seus educandos tem um papel determinante no rendimento escolar. Como nem sempre os pais e encarregados de educação sabem como ajudar as crianças e jovens a estudar e a aprender melhor, a APP desenhou uma formação para os ajudar a desenvolverem as suas competências próprias e a serem agentes privilegiados, imprescindíveis e fundamentais dessa mudança.

Formadora: Maria Vitória de Sousa
Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância
Número de horas: 3 horas a distância
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP) / Pais e encarregados de educação
Datas e horários: 22 de julho de 2023, 9h30 – 12h30
Número máximo de inscritos: 200 participantes (prioridade a sócios)

A ACD será gravada para posterior divulgação

» EVENTO GRATUITO COM INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI «
 

Texto de apresentação

O envolvimento dos pais e encarregados de educação na escolaridade dos filhos e/ou educandos tem um papel determinante no seu rendimento escolar, tanto mais que o sucesso escolar não se restringe apenas aos resultados da avaliação sumativa que os alunos obtêm – e inúmeros fatores intervêm nesse sucesso.

De facto, o papel da escola é complementar ao das famílias, e completam-se ambas, o que exige uma proximidade recíproca, uma parceria e uma participação dos pais e encarregados de educação no contexto escolar de modo a poderem ser aliados dos professores e ajudar os seus educandos a desenvolverem todo o seu potencial e a ‘conhecerem-se a si mesmos’, como dizia o filósofo grego Sócrates.

No entanto, nem sempre os pais e encarregados de educação sabem como fazer para ajudar os seus educandos a estudar e a aprender melhor, por isso a Associação de Professores de Português (APP) desenhou uma formação para os ajudar a desenvolverem as suas competências próprias e a serem agentes privilegiados, imprescindíveis e fundamentais dessa mudança.

 

Objetivos:

Com esta ação de curta duração pretende-se:

  1. Discutir as vantagens de acompanhar as aprendizagens dos educandos e contribuir para o seu bem-estar social e mental.
  2. Analisar possíveis consequências positivas que o papel dos pais e encarregados de educação pode ter nos resultados escolares dos seus educandos.
  3. Reconhecer as competências necessárias para algumas ações estratégicas decisivas que contribuam para o acompanhamento e a recuperação das aprendizagens.
  4. Preparar pais e encarregados de educação para os processos implícitos nos diferentes formatos e métodos de ensino e aprendizagem.
  5. Compreender aspetos implicados na autoavaliação.
  6. Analisar as implicações desta formação na promoção da igualdade de oportunidades e no sucesso escolar dos alunos

 

Conteúdos:

– Apresentação da formação Sou encarregado de educação. Como posso ajudar a aprender?

– Temas e sessões a desenvolver:

 

  • Como posso ajudar a estudar em casa?
  • Como posso ajudar nos trabalhos de casa?
  • Como posso ajudar a ler mais e melhor?
  • Como posso ajudar a escrever mais e melhor?
  • Como posso ajudar a fazer uma autoavaliação?

 

– Calendário e condições de frequência.

– Discussão e debate de ideias.

 

Bibliografia de trabalho

Almeida, L. S., & Tavares, J. (Org.) (1998). Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto Editora.

Jorba, J., Gómez, I., & Prat, À. (2000). Hablar y escribir para aprender. Uso de la lengua em situación de enseñanza-aprendizaje desde las áreas curriculares. Editorial Síntesis.

Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, M. J. P. da,  Pinho, I., Vieira, C., & Marinho, P. (2022).  Avaliação de aprendizagens em instituições educativas: estudo sobre indicadores, modelos e experiências de monitorização e avaliação de aprendizagens e de desenvolvimento das crianças e jovens dos 3 aos 18 anos. Fundação Calouste Gulbenkian.

Vecchi, Gérard de (2014). Aider les élèves à apprendre. Hachette Education.