Título: Didática do Português. Sinais de um percurso de vida
Autor: Emília Amor
Data de publicação: 2022
Local de publicação: Vila Nova de Gaia
Editor: Fundação Manuel Leão, com o apoio da APP
Preço para sócio: 10,00€ (ofertas dos portes de envio em correio normal, território nacional)
Preço para não sócio: 13,00€ (ofertas dos portes de envio em correio normal, território nacional)
Faça a sua encomenda, aqui.
Índice
| I. Política da Língua | |
| 1. Revalorizar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa | p. 13 |
| 2. Ensino da língua portuguesa – algumas prioridades | p. 27 |
| 3. Contributos para uma reflexão sobre o estado da arte de ensinar português | p. 43 |
| II. Didática Curricular | |
| 4. Repensar a didática | p. 61 |
| 5. O Português como área fulcral da didática curricular e da formação de professores | p. 71 |
| 6. Didática da língua materna – perspetivas e problemas | p. 89 |
| III. Didática da Língua Materna – Reflexões e Aplicações | |
| 7. Sobre a exploração didática das tipologias de texto | p. 99 |
| 8. Sobre a (didática da) escrita: breves reflexões | p. 117 |
| 9. O discurso pedagógico no manual escolar | p. 125 |
| 10. O teste e o texto – A gramática do texto como instrumento de apoio à análise/produção de materiais de avaliação | p. 137 |
| 11. Avaliação e textualidade – Contributos para a elaboração de dispositivos de construção e análise de instrumentos de avaliação | p. 153 |
| 12. Entre a gramática e o texto literário: a consciência da língua | p. 173 |
| 13. Descobrir na língua o sabor da literatura | p. 189 |
| 14. Interdisciplinaridade e conceitos afins – Reflexões e aplicações | p. 199 |
| Nota bibliográfica | p. 209 |