Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126444/24
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s: 40€; não sócia(o)s: 100€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)
Objetivos:
• Definir e problematizar o conceito de “interculturalidade”;
• Ter consciência de questões relativas ao acolhimento de elementos de culturas diversas;
• Refletir sobre as formas de manifestação da interculturalidade;
• Analisar criticamente situações de potencial conflito intercultural;
• Desconstruir estereótipos culturais suscetíveis de influenciar a atividade pedagógica, individual e coletiva;
• Desenvolver estratégias práticas de promoção da diversidade intercultural;
• Fomentar a criação de materiais de aprendizagem adaptados a alunos de diferentes línguas e culturas;
• Estimular a atualização profissional sistemática dos docentes e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas suscetíveis de dar respostas às suas necessidades em contextos de trabalho em mudança.
Conteúdos:
1. Contextos sociodemográficos e etnoculturais;
2. Conceitos essenciais: língua materna, língua não materna/ língua segunda, língua estrangeira, nacionalidade, raça vs.etnia, cultura, multiculturalidade vs. interculturalidade, competência intercultural, etnorrelativismo;
3. Preconceitos e estereótipos/ visões do mundo/ inclusão;
4. Competências essenciais para lidar com a diversidade;
5. Papel do professor no desenvolvimento da competência intercultural;
6. Educação intercultural no projeto educativo, no currículo e programas;
7. Ensino intercultural – estratégias de ação prática.
Metodologia e estratégias
A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da plataforma Zoom, com sessões teórico-práticas e metodologias ativas de construção colaborativa do saber, baseadas em modelos multidirecionais de comunicação. O ambiente de classe virtual, termo que se aplica a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre formador/a-formanda/o, formando/a-formador/a e formanda/o-formanda/o, permite criar comunidades de aprendizagem com partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através das questões colocadas, a realizarem aprendizagens significativas.
Serão propostos aos formandos desafios que os levarão a (re)construir conceitos e a fazer propostas para as questões colocadas como tópicos da formação. Será usado o correio eletrónico, com possível recurso à plataforma Moodle da APP, para o trabalho autónomo e assíncrono.
Bibliografia fundamental
Barrett, M., Byram, M., Lázár, I., Mompoint-Gaillard, P. & Philippou, S. (2013). Developing Intercultural Competencethrough Education. Council of Europe Pestalozzi Series, no. 3, http://www.coe.int/t/dg4/education/pestalozzi/Source/Documentation/Pestalozzi3.pdf.
European Commission (2009). Teachers Intercultural Competences as Keystone to Learning in Europe (TICKLE) FinalReport.
Deardorff, D.K. (Ed). (2009). The SAGE handbook of intercultural competence. Thousand Oaks, CA: Sage.
Dias, A. P. P. – Escola Oficial Zheng Guanying [Em linha]: Estudo de caso de um projeto intercultural trilingue em Macau.[S.l.]: [s.n.], 2017. 330 p. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6750/1/TD_AnaPaulaDias.pdf.
Faustino, C. V. – Os professores de PLE na RAEM e o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural [Emlinha]. Lisboa: [s.n.], 2021. 207 p. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11508/1/TMPLNM_CatarinaFaustino.pdf.