Olimpíadas da Língua Portuguesa

XIII Olimpíadas da Língua Portuguesa — 2025/2026

A cessação de uma mobilidade impede a APP de organizar as XIII OLP. 

Dada a ausência de resposta do Ministro da Educação, Ciência e Inovação e das suas Direções-Gerais às mensagens enviadas pela APP, vemo-nos obrigados a interromper, em 2025/26, este projeto, que já contava com a inscrição de centenas de escolas e de agrupamentos, em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro, e mais de dez mil alunos.



Quando um projeto como as Olimpíadas da Língua Portuguesa fica em causa, é uma parte significativa desse trabalho que fica suspenso. Ainda pensámos que a tutela era sensível ao contributo deste projeto para uma mais robusta política de língua e, assim, poder a cessação da mobilidade ser revertida em nome de uma exceção para projetos cuja permanência se revele 'indispensável à prossecução de funções ou processos considerados essenciais', para parafrasearmos livremente o despacho do MECI. 

Mas percebemos agora, com este revés, que este projeto é «um bicho da terra tão pequeno» e que não o conseguimos acolher sem pôr em causa uma parte significativa do trabalho desenvolvido pela Associação — como a formação de professores ou o projeto-piloto de mentoria para professores, para citarmos apenas dois exemplos maiores. Mas fica em causa, certamente, uma dimensão importante de política de língua e de formação de jovens leitores e escritores. 


Esperemos, apenas, que seja uma interrupção temporária e que possamos retomar as Olimpíadas em 2027, no ano em que a APP celebra meio século de vida.

 

NOVO! — Inscrições abertas (até ao dia 13 de janeiro) [sem efeito]

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).

Esta iniciativa visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa face ao uso do Português padrão, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

Cartaz oficial

Descarregue aqui.