Olimpíadas da Língua Portuguesa

Breve história das Olimpíadas da Língua Portuguesa

Tal como se pode ler nesta notícia na página da DGE, “As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Nos anos letivos de 2012/2013 e de 2013/2014, a iniciativa teve lugar enquanto projeto-piloto, circunscrevendo-se, no 1.º ano de realização, a 5 escolas da Direção de Serviços da Região Norte, e alargando-se, no ano subsequente, a 25 escolas, distribuídas pelo território nacional.
Na 3.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, em 2014/2015, a DGE passou a ter como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o AE Aurélia de Sousa e a Escola Secundária de Camões. A iniciativa decorreu, pela primeira vez, a nível nacional.
No ano letivo de 2015/2016, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) associou-se à iniciativa, na qual participaram, pela primeira vez, as Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE).
Na 10.ª edição, ano letivo 2022/2023, o concurso [contou], pela primeira vez, com a realização de uma 3.ª fase, a qual visa o desenvolvimento de competências nucleares associadas à língua portuguesa, em domínios específicos, designadamente no que diz respeito à oralidade. ”

Nessa página, pode aceder-se ao arquivo das provas dos anos anteriores, com as respetivas soluções.