Olimpíadas da Língua Portuguesa

Prémios | Ano letivo de 2023/24

Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados de cada escalão cuja média das classificações da 2.ª e 3.ª fase seja igual ou superior a 160 num total de 200 pontos.
Os prémios a atribuir, que serão anunciados em breve, são entregues pessoalmente aos vencedores na cerimónia de encerramento das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, na tarde do dia 18 de maio de 2024.
Na 1.ª e na 2ª fase, serão atribuídos certificados de participação a todos os concorrentes. Na 3.ª fase, os participantes receberão diplomas de participação.

 

Vencedores das X Olimpíadas da Língua Portuguesa, em 2022/23

Tal como se pode ler nesta notícia na página da DGE, “a 10.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa contou, pela primeira vez, com 3 fases e decorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2023, na Escola Secundária Sebastião e Silva, no concelho de Oeiras.
Esta fase registou a participação de 38 alunos, 18 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico (Escalão A) e 20 do Ensino Secundário (Escalão B), de vários Estabelecimentos de Ensino do território nacional.
O Programa destas Olimpíadas revelou-se muito rico e variado. A sessão de abertura contou com a presença de João Costa, Ministro da Educação, e de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que apoiou esta iniciativa.
Nestes dois dias, os alunos não só realizaram provas inerentes a esta fase do concurso como tiveram a oportunidade de usufruir de momentos de aprendizagem complementar com atividades diversificadas, que compreenderam visitas guiadas ao Aquário Vasco da Gama e ao Parque dos Poetas – Oeiras, bem como atividades de Danças do Mundo e de Desporto Escolar – batismo de Stand up Paddle e Kayak.”

Os vencedores do concurso, em 2023, foram os seguintes:

Escalão A
1.º lugar: Kaixin Cheng, Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Alcobaça
2.º lugar: Mafalda Guimarães Eiras, Escola Básica António Correia Oliveira, Esposende
3.º lugar: Madalena Tavares, Externato Frei Luís de Sousa, Almada

Escalão B
1.º lugar: Matilde Dinis de Almeida, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
2.º lugar: Valentim Maria Rodrigues, Colégio de St.ª Doroteia, Lisboa
3.º lugar: Maria Inês Folhadela, Colégio Efanor, Senhora da Hora

Foram ainda atribuídas pelo Júri as seguintes menções honrosas:
Escalão A: Miguel Carvalho Fonseca, Colégio dos Plátanos, Rinchoa
Escalão B: Maria Flor Branco, Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro