A Associação de Professores de Português associou-se à organização deste exposição, dado que Maria Helena Mira Mateus (MHMM) foi a nossa primeira Presidente, de 1977 a 1981, e a quem atribuímos o nome do Centro de Formação.
A revista Palavras cruzou inúmeras vezes o seu percurso com o da autora de Uma Vida Cheia de Palavras e da célebre Gramática da Língua Portuguesa (em coautoria com Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria): no n.º 20, outono de 2001, publicámos um texto «A propósito do ‘processamento computacional do Português’», na p. 96, e destacámos a Maria Helena Mateus na capa. A Palavras – revista em linha também destacou a MHMM na capa (só a poeta Sophia e a professora Maria Helena Mateus aparecem repetidas em capas de números diferentes), no n.º 3, de 2020. Nesse número, dedicámos-lhe o Em Destaque, com um texto de Margarita Correia, intitulado “Para a Maria Helena Mira Mateus, uma estrela que se extinguiu”, que pode ser consultado aqui e que termina, exemplarmente, dizendo que
“A morte da Maria Helena não foi uma morte, foi um desvanecimento. Solar como era, a Maria Helena apenas poderia pôr-se majestosamente como o sol, brilhando até ao último instante, deixando-nos a memória viva da sua intensa luz.”
Por outro lado, ainda na revista Palavras, no n.º 29, primavera de 2006, Paulo Feytor Pinto entrevistou a Maria Helena Mateus, num texto intitulado “Não podemos deixar de estudar todos os aspectos da língua que utilizamos!”, pp. 7-15. No n.º 37, primavera de 2010, publicámos, na secção de Estudos Linguísticos, um artigo de MHMM intitulado “Uma política de língua para o português”, pp. 49-54, retomando a sua comunicação no XXV Encontro da APL (em 24.10.2009). Finalmente, no n.º 46-47, outono de 2014-primavera de 2015, fizemos um destaque bibliográfico ao livro que Maria Helena coordenou com Luísa Solla, editado em 2013 pela Gulbenkian e intitulado Ensino do português como língua não materna: estratégias, materiais e formação.
Mais informações aqui.
Fonte da imagem aqui.