IX Conferência Internacional Milage Aprender+

Nos dias 8 e 9 de julho de 2025, Ourém será o palco da 7.ª Edição dos Prémios Milage e da IX Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel do Projeto Milage dedicada ao tema «A Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem». Este evento tem por objetivo criar um espaço propício à partilha e à reflexão sobre a transformação das escolas e a plataforma Milage Aprender+ tem tido a colaboração da APP na modalidade «Conquista o Português». Convidamos toda a comunidade educativa a participar neste momento de celebração e reflexão sobre práticas inovadoras de ensino e aprendizagem.

O objetivo dos Prémios Milage é reconhecer os professores e os agrupamentos de escolas (AE) e escolas não agrupadas (ENA) que implementaram práticas pedagógicas inovadoras utilizando a aplicação Milage Aprender+. Além disso, visa distinguir os alunos que realizaram trabalhos de mentoria e aqueles que desenvolveram projetos demonstrando as aprendizagens adquiridas, evidenciadas através do produto final integrado nessa app.

Milage Aprender+ é uma plataforma digital educativa que procura incentivar uma aprendizagem mais autónoma centrada no aluno – e apoiar os professores a inovar a sua metodologia de ensino com recurso à tecnologia.

 

Programa aqui.

 

Inscrições gratuitas até ao dia 16 de junho aqui.

 

 

 

A plataforma Milage tem tido a colaboração da APP na modalidade Conquista o Português. O desafio que se colocou foi o seguinte:

i. Em Português, os resultados dos alunos na avaliação externa (e nos estudos internacionais) são tendencialmente fracos numa série longa de resultados e revelam dificuldades persistentes. Exemplos:

– Os itens – sobretudo de Leitura e Gramática – que se aproximam do modelo dos exames / provas finais de ciclo tendem a revelar-se menos difíceis (apesar de poderem ter maior complexidade);

– Os alunos têm maior dificuldade com competências mais complexas de leitura, associadas a itens de maior complexidade cognitiva (fazer inferências, comparar ideias e textos, relacionar, pensar criticamente…);

– Muitas aulas, sobretudo em Educação Literária, centram-se em aspetos de análise literária em itinerários pedagógicos muito dependentes dos manuais;

– As aulas são tipicamente «textocêntricas», mas com pouca leitura e pouca escrita.

 

ii. Deste ponto de vista, de que modo o projeto Conquista o Português poderia responder a algumas das dificuldades que os alunos têm revelado de forma mais resiliente?

Alguns princípios subjacentes ao trabalho desenvolvido:

– Ajudar os alunos a desenvolverem competências mais complexas e aprofundadas de leitura;

– Incluir itens de construção, com modelos de resposta para os alunos poderem compreender os aspetos do conteúdo (em particular, de Leitura e de Educação Literária) e confrontarem a sua resposta com um modelo estruturado, correto e completo;

– Desenvolver alguns tópicos, aprofundando o conteúdo científico dos itens;

– Diversificar os géneros textuais e os autores representados:

9.º (até esta semana): texto expositivo (3x), peça de teatro, áudio de documentário televisivo, texto narrativo (x2), crónica (x2), poema (x2).

12.º (até esta semana): texto expositivo-argumentativo (5x), poema (3x), texto narrativo (3x), s, entrevista.

Autores representados (até esta semana): Agustina Bessa-Luís, Almeida Garrett, Álvaro de Campos, António Osório, Camões, Fernando Pessoa, Frederico Lourenço, Gonçalo Cadilhe, Gil Vicente, José Eduardo Agualusa, José Saramago, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Onésimo Teotónio Almeida, Sophia, Teolinda Gersão, entre outros.

 

 

Mais informação e imagem aqui.