Leitura, Literatura e Gramática – Ação de curta duração

CONFERÊNCIA: Secretário de Estado da Educação DESTINATÁRIOS: Grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

 

iv-jornad_600

LEITURA, LITERATURA e GRAMÁTICA – Ação de curta duração

 

Em 2018, as IV Jornadas Pedagógicas da APP realizaram-se em Paredes, no dia 14 de abril, e foram organizadas pela direção da associação, em articulação com a Escola Secundária de Paredes e o núcleo regional da APP no Porto.

À semelhança das edições anteriores, estas jornadas procuram promover a reflexão em torno de questões que se colocam aos professores de Português de todos os níveis de ensino.  A necessidade de desenvolver competências nos alunos, que tenham em consideração documentos comuns de referência para as diferentes disciplinas curriculares, como é o caso do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e Aprendizagens essenciais para o ensino do Português, levanta dúvidas e coloca desafios aos professores, exigindo-lhes respostas a muito curto prazo.

Neste contexto, as IV Jornadas Pedagógicas foram uma ação de curta formação que tinha o objetivo de apresentar desafios nas políticas educativas e no ensino da língua e responder a questões emergentes na didática da leitura, da literatura e da gramática. A ação teve um enfoque particular na interdisciplinaridade, na avaliação, na articulação entre texto e gramática, na distinção entre ensinar literatura e ler literatura e na multiplicidade de leituras que os livros oferecem.

PROGRAMA

_________________________________________________________________________________

9h00 Receção

 Títulos das conferências e comunicações

9h30 Abertura  
  Filomena Viegas – Associação de Professores de Português Aprendizagens Essenciais de Português: um foco interdisciplinar
10h00 João Costa – Secretário de Estado da Educação Desafios nas políticas educativas e o ensino da língua
11h00 Intervalo  
11h30 Antonieta Lima Ferreira – Adjunta do Senhor Secretário de Estado da Educação E se começássemos pela avaliação?
12h30 Debate  
13h00 Almoço  
14h30 Regina Duarte – Camões I. P. Ensinar literatura ou ler literatura? Uma aula possível
15h30 Sónia Valente Rodrigues – Faculdade de Letras, Universidade do Porto Para uma articulação entre texto e gramática: proposta didática
16h30 Intervalo  
17h00 Paulo M. Faria – Instituto de Educação, Universidade do Minho Dos livros às leituras e outras paisagens
18h00 Encerramento  

Consultar os resumos

_________________________________________________________________________________

DESTINATÁRIOS: Grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

Avaliação