Título: Língua e Literatura na Escola do Séc. XXI
Autor: AA.VV
Data de publicação: 2017
Local de pulicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português
Preço para sócio: 4,50€
Preço para não sócio: 5,50€
A Escrita Criativa como fator de diferenciação na aula de Português Práticas de literacia autênticas e significativas: uma outra perspetiva de ensino da língua materna Ler para desenvolver a escrita em PLE: um procedimento a considerar A internet como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da cultura e da literatura portuguesas Desafios do professor de português na escola do século XXI Ferramentas digitais para o ensino do português e da literatura portuguesa Passam a acreditar que são capazes de… Divulgação da ciência na aula de Português A síntese nos textos de divulgação científica
O ensino da gramática: uma análise dos programas e metas curriculares portuguesas e brasileiras |
Gomes, Andreia e Leal, Audria |
Páginas : 9 |
Competências linguísticas de estudantes de artes visuais e tecnologias à entrada do ensino superior |
Estrela, Antónia e Ferreira, Patrícia |
Páginas : 9 – 10 |
Que introdução? Que desenvolvimento? Que conclusão? Práticas específicas de composição textual |
Ferreira, Paula Cristina e Mangas, Catarina |
Páginas : 10 – 11/td> |
Leitura e matemática em diálogo |
Costa, Ana Luísa e Marques, Fátima Mendes |
Páginas : 11-12 |
Educação literária e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura nos primeiros anos |
Sá, Cristina Manuela |
Páginas : 12-13 |
A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais entre a teoria e a prática |
Sebastião, Isabel |
Páginas : 13-14 |
Abordagens aos texto poético no 3.º ciclo do ensino básico: constrangimentos e oportunidades. Mattew Lipman e a Filosofia para Crianças: a aula de Português língua materna como um espaço de construção de sentidos |
Ruivo, Alexandra |
Páginas : 15 |
Entre o texto e a ilustração: percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias |
Silva, Soraia |
Páginas : 16-17 |
Ler e escrever para construir conhecimento |
Sousa, Otília Costa e, Pereira, Teresa Costa |
Páginas : 17-18 |
O ditado metalinguístico e o ensino da escrita de palavras |
Sousa, Otília Costa e, Pereira, Anabela, Trindade, Isabel e Parracho, Sara |
Páginas : 18-19 |
Ditado a pares: falar para construir conhecimento ortográfico |
Sousa, Otília Costa e, Marques, Anabela e Cravo, Filipa |
Páginas : 19 |
Da Literatura à oralidade: o género texto de opinão |
Marques, Carla |
Páginas : 19-21 |
Uma abordagem a Sones Detergeticum, de José Carlos Ary dos Santos: a gramaticalidade e a estética |
Ruivo, Alexandra |
Páginas : 21-22 |
Dos limites da interpretação na educação literária do programa de português do secundário |
Pinto, Alexandre Dias |
Páginas : 22-23 |
Linguagem oral na escola: da formação às práticas letivas |
Gama, Tania Dantas |
Páginas : 23 |
Leitura e escrita em sala de aula: do papel ao digital |
Aguilar, Ana Albuquerque e |
Páginas : 24 |
Silva, Cátia |
Páginas : 24-25 |
Pires, Maria da Conceição e Carvalho, José António Brandão |
Páginas : 25 |
Nhatuve, Diocleciano |
Páginas : 26 |
Silvestre, Maria José e Ramalho, Susana |
Páginas : 26-27 |
Silvestre, Maria José e Bruno, Helena Perdigão |
Páginas : 27-28 |
Santos, Paulo Jorge Lopes dos e Minguell, Meritxel Estebanell |
Páginas : 28-29 |
Monteiro, Teresa |
Páginas : 29-30 |
Gonçalves, Matilde, Ribeiros, Inês, Lúcia, Cunha, Luís, Maria do Rosário, Coutinho, Maria Antónia e Jorge, Noémia |
Páginas : 30-31 |
Jorge, Noémia |
Páginas : 32-33 |