Língua e Literatura na Escola do Séc. XXI

Título: Língua e Literatura na Escola do Séc. XXI Autor: AA.VV Data de publicação: 2017 Local de pulicação: Lisboa Editor: Associação de Professores de Português Preço para sócio: 4,50€ Preço para não sócio: 5,50€

Título: Língua e Literatura na Escola do Séc. XXI
Autor: AA.VV
Data de publicação: 2017
Local de pulicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português
Preço para sócio: 4,50€
Preço para não sócio: 5,50€

A Escrita Criativa como fator de diferenciação na aula de Português Práticas de literacia autênticas e significativas: uma outra perspetiva de ensino da língua materna Ler para desenvolver a escrita em PLE: um procedimento a considerar A internet como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da cultura e da literatura portuguesas Desafios do professor de português na escola do século XXI Ferramentas digitais para o ensino do português e da literatura portuguesa Passam a acreditar que são capazes de… Divulgação da ciência na aula de Português A síntese nos textos de divulgação científica

O ensino da gramática: uma análise dos programas e metas curriculares portuguesas e brasileiras
Gomes, Andreia e Leal, Audria
Páginas : 9
Competências linguísticas de estudantes de artes visuais e tecnologias à entrada do ensino superior
Estrela, Antónia e Ferreira, Patrícia
Páginas : 9 – 10
Que introdução? Que desenvolvimento? Que conclusão? Práticas específicas de composição textual
Ferreira, Paula Cristina e Mangas, Catarina
Páginas : 10 – 11/td>
Leitura e matemática em diálogo
Costa, Ana Luísa e Marques, Fátima Mendes
Páginas : 11-12
Educação literária e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura nos primeiros anos
Sá, Cristina Manuela
Páginas : 12-13
A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais entre a teoria e a prática
Sebastião, Isabel
Páginas : 13-14
Abordagens aos texto poético no 3.º ciclo do ensino básico: constrangimentos e oportunidades. Mattew Lipman e a Filosofia para Crianças: a aula de Português língua materna como um espaço de construção de sentidos
Ruivo, Alexandra
Páginas : 15
Entre o texto e a ilustração: percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias
Silva, Soraia
Páginas : 16-17
Ler e escrever para construir conhecimento
Sousa, Otília Costa e, Pereira, Teresa Costa
Páginas : 17-18
O ditado metalinguístico e o ensino da escrita de palavras
Sousa, Otília Costa e, Pereira, Anabela, Trindade, Isabel e Parracho, Sara
Páginas : 18-19
Ditado a pares: falar para construir conhecimento ortográfico
Sousa, Otília Costa e, Marques, Anabela e Cravo, Filipa
Páginas : 19
Da Literatura à oralidade: o género texto de opinão
Marques, Carla
Páginas : 19-21
Uma abordagem a Sones Detergeticum, de José Carlos Ary dos Santos: a gramaticalidade e a estética
Ruivo, Alexandra
Páginas : 21-22
Dos limites da interpretação na educação literária do programa de português do secundário
Pinto, Alexandre Dias
Páginas : 22-23
Linguagem oral na escola: da formação às práticas letivas
Gama, Tania Dantas
Páginas : 23
Leitura e escrita em sala de aula: do papel ao digital
Aguilar, Ana Albuquerque e
Páginas : 24
Silva, Cátia
Páginas : 24-25
Pires, Maria da Conceição e Carvalho, José António Brandão
Páginas : 25
Nhatuve, Diocleciano
Páginas : 26
Silvestre, Maria José e Ramalho, Susana
Páginas : 26-27
Silvestre, Maria José e Bruno, Helena Perdigão
Páginas : 27-28
Santos, Paulo Jorge Lopes dos e Minguell, Meritxel Estebanell
Páginas : 28-29
Monteiro, Teresa
Páginas : 29-30
Gonçalves, Matilde, Ribeiros, Inês, Lúcia, Cunha, Luís, Maria do Rosário, Coutinho, Maria Antónia e Jorge, Noémia
Páginas : 30-31
Jorge, Noémia
Páginas : 32-33