Está aberta, até ao dia 30 de outubro de 2024, a chamada de artigos para o número temático da Revista da Associação Portuguesa de Linguística (volume 12), sobre «Linguística e educação: variação linguística nas escolas portuguesas»
As escolas portuguesas têm registado, nos últimos anos, um número crescente de alunos de nacionalidade estrangeira, sendo que mais de dois terços destes alunos falam uma variedade do português diferente da europeia, nomeadamente uma variedade brasileira ou africana.
São muitas as questões que se impõem neste contexto, entre as quais:
Quais são as conceções de professores e alunos portugueses sobre as variedades brasileiras e africanas do português?
Que conhecimentos têm sobre estas variedades?
Como gerem os professores a diversidade linguística em sala de aula?
Que critérios adotam para a avaliação das produções orais e escritas de alunos falantes de variedades não europeias do Português?
Neste número temático da Revista da Associação Portuguesa de Linguística, editado por Adriana Cardoso e Joana Batalha, pretende-se reunir investigação interdisciplinar sobre este fenómeno, centrada na interseção entre linguística e educação. Aceita-se a submissão de artigos com diferentes orientações teóricas que tenham como denominador comum uma efetiva ligação com os contextos de ensino-aprendizagem e com práticas educativas desenvolvidas neste domínio.
Prazo de submissão: 30 de outubro de 2024.
Submissão através da plataforma online da RAPL, aqui.
Mais informações aqui.
Fonte da imagem aqui.