Literacia Mediática em Portugal

A literacia mediática tornou-se num desafio crescente em Portugal e na União Europeia, exigindo respostas inovadoras e uma ação coordenada entre os diferentes setores da sociedade. Com a evolução do ambiente digital e a proliferação da desinformação e das notícias falsas, é fundamental capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social.

Neste sentido, a APDC – Digital Business Community, uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública que é a maior e mais influente plataforma nacional de promoção e desenvolvimento do digital em Portugal, vai realizar um encontro com decisores políticos, organizações e especialistas para debater quais as abordagens inovadoras à literacia mediática, assim como analisar os resultados dos estudos mais recentes e avaliar o impacto das políticas públicas já implementadas.

A agenda inclui a apresentação de estudos europeus sobre literacia mediática, a análise de iniciativas governamentais, como o Plano de Ação para os Média, e a partilha de casos práticos. É o caso do projeto SuperSearchers Portugal, que visa fortalecer a capacidade crítica dos cidadãos face à informação digital e do qual a APP é parceira.

Pretende-se, com este encontro, promover um diálogo construtivo e colaborativo, entre o setor público, empresas privadas e a sociedade civil, que impulsione estratégias conjuntas para reforçar a literacia mediática em Portugal. Só assim será possível criar cidadãos digitais mais informados, capazes de navegar com segurança e discernimento no ambiente digital em constante evolução e onde as ameaças são uma constante.

 

Mais informações, programa e fonte da imagem aqui.