Formadora: Carla Silva
Dinamizadora convidada: Susana Paiva
Modalidade: Ação de curta duração/ Formação a distância
Número de horas: 3 horas a distância (plataforma Zoom)
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP).
Datas e horários: 5 de novembro de 2022, 9h00 – 12h00
Número máximo de inscritos: 20 inscritos (prioridade a sócios)
Razões justificativas da ACD
Os princípios chave da literacia em publicidade e nos media têm como objetivo desenvolver nas crianças e jovens o seu pensamento crítico, relacionando as suas preferências com pontos de referência morais e/ou intelectuais. Reconhece-se, portanto, que há uma aprendizagem a fazer, nesse sentido, de forma esclarecida e crítica. Essa aprendizagem, de acordo com as AE (Aprendizagens Essenciais), poder-se-á realizar na aula de Português, ou em disciplinas de caráter transversal como definido na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Nas sociedades modernas, as crianças e jovens crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontados, diariamente, por uma variedade de mensagens publicitárias. Significa isto que a utilização dos media deve ser controlada de forma eficaz. A natureza desse controle é crucial, sendo desejável um equilíbrio saudável entre a proteção das crianças e jovens e o encorajamento do seu espírito crítico, tal como definido no PASEO (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).
Objetivos
- Sensibilizar os docentes para o impacto e os objetivos associados à publicidade.
- Motivar para a análise crítica das mensagens publicitárias, levando a que os docentes preparem as crianças e jovens a fazerem escolhas acertadas.
Conteúdos
- Recursos do Programa Media Smart; “Lição sobre Igualdade de Género em Publicidade”.
Bibliografia
- Materiais elaborados pela APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes no âmbito do Programa Media Smart e disponibilizados no sítio: https://www.mediasmart.com.pt/
Cronograma
09:00 | 09:30 | Apresentação da formadora e dos docentes que irão realizar a ação de formação.
Apresentação do programa Media Smart e dos seus recursos. |
09:30 | 10:00 | Breve exploração da “Lição sobre Igualdade de Género em Publicidade”. |
10:00 | 10:30 | Realização de dois exercícios em grupo. |
10:30 | 10:40 | Pausa |
10:40 | 10:45 | Divisão do grupo para trabalhos em salas virtuais. |
10:50 | 11:30 | Trabalho de grupo. |
11:30 | 12:00 | Apresentação das conclusões de cada grupo de trabalho. |