Ação de curta duração “Literacia para a Publicidade”

HISTÓRICO DA FORMAÇÃO Formadora: Carla Silva Dinamizadora convidada: Susana Paiva Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Número de horas: 3 horas a distância (plataforma Zoom) Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP). Datas e horários: 5 de novembro de 2022, 9h00 - 12h00

Formadora: Carla Silva
Dinamizadora convidada: Susana Paiva
Modalidade: Ação de curta duração/ Formação a distância
Número de horas: 3 horas a distância (plataforma Zoom)
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP).
Datas e horários: 5 de novembro de 2022, 9h00 – 12h00
Número máximo de inscritos: 20 inscritos (prioridade a sócios)

Razões justificativas da ACD

Os princípios chave da literacia em publicidade e nos media têm como objetivo desenvolver nas crianças e jovens o seu pensamento crítico, relacionando as suas preferências com pontos de referência morais e/ou intelectuais. Reconhece-se, portanto, que há uma aprendizagem a fazer, nesse sentido, de forma esclarecida e crítica. Essa aprendizagem, de acordo com as AE (Aprendizagens Essenciais), poder-se-á realizar na aula de Português, ou em disciplinas de caráter transversal como definido na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Nas sociedades modernas, as crianças e jovens crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontados, diariamente, por uma variedade de mensagens publicitárias. Significa isto que a utilização dos media deve ser controlada de forma eficaz. A natureza desse controle é crucial, sendo desejável um equilíbrio saudável entre a proteção das crianças e jovens e o encorajamento do seu espírito crítico, tal como definido no PASEO (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).

Objetivos

  • Sensibilizar os docentes para o impacto e os objetivos associados à publicidade.
  • Motivar para a análise crítica das mensagens publicitárias, levando a que os docentes preparem as crianças e jovens a fazerem escolhas acertadas.

Conteúdos

  • Recursos do Programa Media Smart; “Lição sobre Igualdade de Género em Publicidade”.

 

Bibliografia

  • Materiais elaborados pela APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes no âmbito do Programa Media Smart e disponibilizados no sítio: https://www.mediasmart.com.pt/

 

Cronograma

 

09:00 09:30 Apresentação da formadora e dos docentes que irão realizar a ação de formação.

Apresentação do programa Media Smart e dos seus recursos.

09:30 10:00 Breve exploração da “Lição sobre Igualdade de Género em Publicidade”.
10:00 10:30 Realização de dois exercícios em grupo.
10:30 10:40 Pausa
10:40 10:45 Divisão do grupo para trabalhos em salas virtuais.
10:50 11:30 Trabalho de grupo.
11:30 12:00 Apresentação das conclusões de cada grupo de trabalho.