Literatura, cinema, filosofia, leitura

Destacamos esta semana quatro eventos: o Colóquio Internacional Maria Isabel Barreno, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, uma master class de filosofia e a Semana da Leitura, do PNL, que vai decorrer de 31 de março a 4 de abril.

Colóquio Internacional Maria Isabel Barreno

Maria Isabel Barreno (1939-2016) é uma figura incontornável do panorama cultural português dos séculos XX e XXI. Quando faleceu, a maioria dos jornais e obituários falou da morte de “uma das três Marias” e quase exclusivamente da sua participação como uma das autoras do portentoso livro coletivo que abalou o regime ditatorial exangue, Novas Cartas portuguesas (1972). No entanto, desde a publicação do seu romance de estreia, De noite as árvores são negras (1968), publicou uma vasta e eclética obra que inclui 10 romances, 5 livros de contos, 2 novelas, 2 catálogos de exposições das suas obras plásticas e 1 livro de ensaios.

A sua obra situa-se numa fronteira complexa entre a ficção e o ensaio, como é bem visível em alguns dos seus textos mais representativos, como é o caso de A Morte da mãe (1979) ou Um imaginário europeu (2002), que desafiam os limites do género e se distribuem por diferentes formas. Além de uma forte componente feminista, evidente desde Os Outros Legítimos Superiores (1970), a obra de Isabel Barreno acompanha de forma crítica as grandes questões da construção e consolidação da democracia na sociedade portuguesa, desde a descolonização à integração na Europa, passando pela evolução da paisagem social e pela revisão das macroestruturas que balizaram o pensamento ocidental durante o século XX.

Além da sua produção artística em áreas que vão além da literatura, como a tapeçaria, o bordado e o desenho, não são menores as suas contribuições aos estudos sociológicos, através do trabalho que realizou como investigadora do Instituto de Investigação Industrial, entre 1962 e 1974, e que prosseguiu ainda na década de 1980, com dois estudos ainda hoje relevantes, O Falso Neutro – sobre a desigualdade na educação (1985) e O Direito ao presente (1988). A sua relevante produção artística e intelectual alia-se, ainda, a uma frenética atividade cívica, em que se destacou como fundadora do Movimento de Libertação das Mulheres (MLM), em 1974, e Conselheira para a Educação e Cultura na Embaixada portuguesa em Paris (1997-2003), contribuindo assiduamente para a televisão, cinema, jornais e revistas.

No ano em que se inicia a publicação das suas Obras completas pela Imprensa Nacional / Casa da Moeda (dir. Ana Rita Sousa), o Crilus (Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone), a Cátedra Lindley Cintra do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua da Universidade de Paris Nanterre, em colaboração com a Cátedra Fernando Pessoa da Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Bucareste e o IELT, NOVA FCSH, no âmbito do projeto «Escritoras de língua portuguesa no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração», organizam o 1.° Colóquio Internacional dedicado ao conjunto da obra da autora, «Da História às histórias: reler e rever a obra de Maria Isabel Barreno no século XXI», a realizar-se em Paris, nos dias 14 e 15 de outubro de 2025. A chamada de trabalhos está aberta até 15 de junho e procuram-se propostas de âmbito transdisciplinar e comparatista que contribuam para o estudo desta autora e para o conhecimento de uma obra multifacetada, passível de abordagens pluridisciplinares a partir de estudos de género, pós-coloniais, interartísticos e culturais.

Mais informações e inscrição aqui.

MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa

Desde 2000, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa tem como grande objetivo celebrar a transversalidade artística, promover o encontro entre pessoas de diferentes artes e transmitir novos olhares estéticos, usando como base a linguagem mais pluridisciplinar que conhecemos: o Cinema de Animação.

Com o passar dos anos, o Festival evoluiu para o conceito… a MONSTRA à solta. Primeiro, em Lisboa, invadindo a cidade em múltiplos espaços destinados a públicos com interesses e sensibilidades artísticas díspares. Depois a MONSTRA Solta-se pelo país, visitando anualmente, em itinerância, mais de 40 cidades, uma parte delas com uma programação alargada. Ao longo do ano, a MONSTRA anda também à Solta pelo Mundo. Nestes 20 anos já estivemos em 151 cidades dos cinco continentes, levando o melhor cinema de animação realizado em Portugal e no Mundo. A MONSTRA é ainda responsável pela realização anual de múltiplas oficinas, conferências e conversas em torno da arte da animação.

A MONSTRA é já considerado um evento de destaque no panorama cultural lisboeta, nacional e internacional. Temos como objectivo conquistar novas cidades do país e continuar a alcançar divulgação a nível internacional. Mas queremos, essencialmente, continuar a conquistar o olhar, a mente e o coração de muitas crianças, jovens e adultos, esperando que se juntem ao quase um milhão que ao longo destes 20 anos viram cinema pelo “olhar” da  MONSTRA e da MONSTRINHA.

Mais informações e fonte da imagem aqui.

 

Masterclass de filosofia

O filósofo francês Michaël Fœssel, autor de ensaios estimulantes sobre a extrema direita e o cosmopolitismo, convida-nos a reexaminar o nosso apego à liberdade. O que está a acontecer com a democracia? Estamos a viver o retorno do fascismo? Como cultivar nuances e compromissos sem nos comprometermos?

Neste encontro organizado por Martin Legros, no dia 24 de março, às 17h30, hora de Paris, Michaël Fœssel vai fazer uma retrospetiva do seu itinerário, dos filósofos que o marcaram – de Kant a Ricoeur –, mas também da sua atenção às questões existenciais da ecologia ou à questão do prazer na política. Nesta masterclass vai ser discutido um trecho de seu livro, Depois do Fim do Mundo. Crítica da razão apocalíptica. E, finalmente, os participantes terão a oportunidade de lhe colocar questões.

Mais informações e inscrição aqui.

 

Semana da Leitura

Em 2025, a Semana da Leitura decorre entre 31 de março e 4 de abril. Vamos estar em périplo pelo país. Convidamos escolas, bibliotecas e municípios a associarem-se à Semana da Leitura do PNL com programas de promoção da leitura para todos.

Programa aqui. Boas leituras!